A importância do Planejamento para a Transformação Digital

#PlanoDiretordeDigitalização

Por quê o PDD é tão importante?

Todos aqueles que gostam de viajar sabem da importância da organização pré-viagem. As definições de hotel, passeios, voos, programações, quando feitas com antecipação, te economizam tempo e dinheiro. Da mesma forma, a Transformação Digital da sua empresa se comporta.

Qual a importância de desdobrar a estratégia da sua companhia a longo prazo e desenvolver um Plano Diretor de Digitalização? A mesma de programar sua viagem.

Os últimos anos foram marcados por inúmeras transformações nas indústrias. A tecnologia é cada vez mais presente nos processos produtivos e rotinas dos colaboradores, elevando o nível de cada pessoa envolvida e aumentando a produtividade.

Como é bom surfar as ondas das novas tecnologias e parametrizar nossos processos de produção para este mundo novo. Entretanto, há um grande perigo: iniciativas desalinhadas com a Estratégia de Longo Prazo da Companhia.

É comum entrarmos em empresas e analisarmos setores distintos, realizando POCs com a mesma tecnologia de diferentes fornecedores. Nota dez pela iniciativa de inovação, nota zero pela falta de comunicação e desalinhamento interno. A POC toma tempo e tempo é dinheiro.

Iniciativas locais podem trazer ganhos para os setores, mas uma análise sistêmica sempre será mais vantajosa para a empresa, pois como diria Goldratt:

…nem sempre uma melhoria local, impacta numa melhoria Global.

Os líderes digitais apesentam EBITA cinco vezes maior que os demais, portanto, nossas empresas não podem ficar de fora do mundo de Transformação Digital. O que podemos fazer?

O Benchmarking é uma prática poderosíssima, mas infelizmente quando falamos de Transformação Digital, não existe receita de bolo. Quando se pensa em uma análise sistêmica e se elenca a estratégia digital de cada companhia, pensa-se nas características daquela região, setor, momento, colaboradores, infraestrutura física e mercado.

Um exemplo claro: plantas Industriais do mesmo grupo tem Planos Diretores de Digitalização com sugestões distintas de ferramentas, estruturas físicas, hardwares, pessoas e diferentes tempos de implementação.

Sua empresa possui um Plano Diretor de Digitalização? Não? Não se sinta surpreso, uma pesquisa da Consultoria McKinsey com 124 empresas do Brasil, aponta que apenas 10% das empresas pesquisadas executavam bem a prática de desenvolver um RoadMap específico de iniciativas que preparem a empresa para a estratégia digital e analytics.

E quais as vantagens de construir um Plano Diretor de Digitalização?

  • Estar alinhado com a Estratégia da Empresa (O Porquê – Simon Sinek);
  • Ter um dimensionamento claro de investimentos financeiros e de tempo das iniciativas digitais;
  • Compreender que o começo exige um maior investimento, mas que no médio e longo prazo, estes investimentos iniciais serão a base para tudo;
  • Compreender quais são os projetos que darão maior retorno financeiro e priorizá-los;
  •  Evitar custos com iniciativas paralelas, bem como evitar perda de tempo aprovando todos os projetos com a Diretoria e Board;
  • ATENDER MELHOR OS CLIENTES.

Quando se pensa em um Plano Diretor de Digitalização, levando-se em consideração um Horizonte de tempo, o maior foco é impactar positivamente no Cliente. Portanto, considera-se o PDD uma linha diretora para todas as iniciativas que pode ser adaptada de acordo com as necessidades do cliente e do nosso contexto volátil.

A Digitalização é o agora!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email