Em 1993, Robert Lauterborn sugeriu um novo conceito dos 4 “Cs” do marketing com foco no consumidor, visando integrá-los ao conhecido conceito dos 4 “Ps”.
Como o marketing digital está em constante desenvolvimento, antigos conceitos se atualizam de acordo com as demandas do usuário de hoje.
Os “Cs” do marketing são um exemplo de desenvolvimento baseado em novas necessidades do público.
Para entender melhor, vamos conhecer os 9 “Cs” do marketing digital:
9 “Cs” do marketing digital
1. Cliente
O cliente é quem toma a decisão de compra. Portanto, investir na experiência do cliente é uma das melhores formas de impulsionar as vendas. Hoje, temos um consumidor ativo e atento, ou seja, mais exigente.
2. Custo
A definição de custo aqui é mais ampla, pois não engloba apenas o preço do seu produto ou serviço, mas também fatores como o tempo que leva para o cliente chegar ao local para adquirir o item. Além disso, o custo pode incluir os benefícios do seu produto ou serviço para o consumidor ou a falta deles.
3. Conveniência
O 3º “C” se refere ao comportamento do cliente. Você precisa conhecer seus hábitos de compra, como, por exemplo, se ele prefere comprar online ou em lojas físicas, bem como o que está disposto a fazer para comprar o seu produto.
4. Comunicação
Comunicação é a chave. Ela exige um diálogo claro entre o comprador e o vendedor para que a estratégia de vendas funcione como o esperado.
5. Conexão
Não basta comunicar. É preciso criar vínculos! As pessoas querem se sentir acolhidas por suas marcas favoritas, ao ponto de se considerarem amigas dessas marcas.
6. Conteúdo
No marketing digital, de nada adianta você ter todos esses “Cs” anteriores no ponto sem criar conteúdo de qualidade para o seu cliente. E conteúdo de qualidade é conteúdo relevante para ele!
7. Cronograma
O que é um bom conteúdo sem planejamento? Antes de começar sua estratégia de marketing digital, é preciso pesquisar muito sobre o mercado, as tendências e os concorrentes e montar um cronograma que norteie suas ações.
8. Constância
As mudanças constantes nos algoritmos das redes sociais (principalmente nos do Facebook e do Instagram) também estão cada vez mais voltadas para a melhor experiência do usuário dentro da plataforma. Isso significa que você precisa manter uma constância de conteúdo relevante nas suas redes sociais.
9. Conversão
Após analisar os 8 “Cs” anteriores, chegamos ao objetivo principal do marketing digital: induzir o usuário a realizar algum tipo de ação. O preenchimento de um formulário, o clique em um anúncio, uma compra, tudo isso pode ser uma conversão.
Como você pode ver, o marketing digital fica ainda mais complexo à medida que a tecnologia avança e a sociedade muda. Caminhar sem um guia por esse mundo pode ser uma tarefa árdua. Por isso, conte com a Dux para essa tarefa!
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