Com tantos canais de comunicação disponíveis, é preciso garantir que as suas estratégias de venda tenham o alcance necessário – e é aqui que o marketing multicanal se torna indispensável.
O que é multichannel marketing?
Segundo o Nuvem Shop, uma das maiores plataformas de e-commerce do país, podemos dizer que multichannel marketing é:
“A estratégia que busca levar uma marca para diferentes canais. A ideia é identificar em quais redes o público-alvo está e garantir que seus produtos e/ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.”
E quais são os principais canais de venda na web?
- Loja virtual
- Marketplaces
- Redes sociais
- Blog
- Chat online
- SMS e notificação push
- Aplicativo
- Fóruns e comunidades
Você deve investir mais nos canais que poderão trazer melhores resultados para o seu negócio.
Diferença entre multichannel marketing e omnichannel
Sim, existe um fator semelhante entre marketing de múltiplos canais e omnichannel: o uso de diversos tipos de canais ao mesmo tempo.
Mas, ainda assim, eles são bem diferentes. O omnichannel vai além do marketing multicanal. Ele propõe uma integração entre todos os pontos de contato com o cliente dentro de uma empresa.
Imagine o seguinte cenário: você comprou uma calça pela internet, mas, ao recebê-la em sua casa, o tamanho não serviu. Se a loja tiver uma estratégia omnichannel, você terá a possibilidade de ir até a loja física para trocar a calça e escolher a de tamanho ideal para você.
As vantagens do multichannel marketing
Embora demandem bastante trabalho e uma equipe multidisciplinar capaz de lidar com todas as demandas, os benefícios, definitivamente, fazem valer a pena o esforço.
1. Aumento da credibilidade
Quando a sua empresa fornece conteúdos em diversos canais, seus clientes começam a criar um relacionamento com a marca, já que estão consumindo seus produtos e acompanhando você nos canais oficiais frequentemente.
2. Maior presença da marca
A estratégia de marketing de múltiplos canais garante que a sua marca se destaque em relação à concorrência, ampliando a sua visibilidade. Quanto mais você investir em ser visto, maior será o número de pessoas impactadas por suas campanhas.
3. Aumento da taxa de conversão
Usando as redes sociais como exemplo, vemos uma grande corrente de compartilhamento e, com isso, as possibilidades de conquistar mais e mais novos clientes.
Quanto mais você marcar presença em canais diversos, em mais ambientes seus clientes poderão visualizar e comprar os seus produtos ou serviços, independentemente do dispositivo pelo qual estão acessando esses canais.
4. Facilidade para obter feedbacks
Como garantir que o seu produto ou serviço se mantenha atrativo para os clientes? Como preservar a satisfação deles? Recebendo feedbacks! São com esses feedbacks que passamos a entender como melhorar.
O multichannel marketing será de grande ajuda aqui, pois permitirá que você se conecte com um número maior de clientes e tenha contato com eles em diversos canais.
5. Maiores chances de fidelização
Nada melhor para o seu negócio do que ter clientes fiéis que compram com frequência, não é mesmo? Pois saiba que o marketing multicanal também é seu aliado nessa parte!
Acompanhe este exemplo: você criou um cupom de desconto e vai promovê-lo nas redes sociais, no site e via e-mail marketing também. Dessa forma, é muito mais provável que o seu cliente tenha acesso ao conteúdo do que se você divulgá-lo apenas em um canal, certo?
Com essa estratégia, você garante constância e interação. Isso, consequentemente, aproxima o cliente da sua marca, o que pode significar o aumento do seu ticket médio.
Criando uma estratégia de multichannel marketing
Antes de investir em marketing multicanal, atente-se aos passos necessários para garantir bons resultados!
1. Conheça o seu público-alvo
Quando o assunto é marketing, é impossível não falar de conhecimento sobre o seu público-alvo. Afinal, sem informações detalhadas sobre ele, como você conseguirá realizar ações assertivas?
Falamos mais sobre o assunto neste texto.
2. Mantenha a identidade visual
As pessoas memorizam imagens, cores e elementos visuais. Portanto, ter uma coerência visual é importante para que o seu cliente veja o seu conteúdo e, imediatamente, associe as cores e os aspectos dele com a sua marca.
Ao criar materiais para os diferentes canais da sua marca, mantenha padrões de:
- linguagem
- logotipo
- fotos
- paletas de cor
- fontes
Isso intensifica a sensação de identificação com a marca e transmite profissionalismo.
3. Ofereça conteúdos relevantes
Como fazer a sua audiência clicar no seu conteúdo? Oferecendo relevância.
Por exemplo, se a sua loja vende revestimentos cerâmicos, é provável que seu público esteja interessado em saber mais sobre coleções novas, descontos e tendências. Logo, é seu trabalho saber o que eles mais buscam e oferecer as melhores soluções.
4. Mapeie os custos
Demanda investimento. Mesmo optando por tocar o seu projeto por conta própria, não tem como escapar. Portanto, planeje!
Faça um mapeamento das ações que deseja realizar e dos canais em que pretende atuar para organizar um orçamento sólido.
5. Mensure os resultados
O único jeito de saber se você está ganhando ou perdendo dinheiro é mensurando seus resultados. Acompanhe de perto os indicadores-chave de vendas, o atendimento ao cliente, as redes sociais, etc.
Você sabia que uma agência de marketing pode te ajudar com essa estratégia também?
A Dux Digital conta com profissionais multidisciplinares, especialistas em cada setor, do design ao investimento em mídia. Entre em contato para batermos um papo sobre o seu negócio!
Leia também: