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Gatilhos mentais para atrair mais clientes pelo Instagram

O Instagram vem sendo cada vez mais utilizado para buscar produtos e serviços. Ou seja: sua importância no processo de compra do usuário é maior. 

Uma pesquisa da Global Web Index mostrou que 62,2% dos usuários já usam o Instagram com a finalidade de busca.

Como você pode aproveitar esse momento do Instagram para vender mais? Quais os gatilhos que fazem o seu público comprar? Continue lendo!

O que são gatilhos mentais

Vamos do começo. Você já se pegou comprando um produto que nem estava nos seus planos? É exatamente essa a função dos gatilhos mentais na venda.

Os gatilhos são estímulos processados pelo nosso cérebro para realizar uma certa ação até o ponto que ela passe a ser automática, um hábito. Em outras palavras, eles servem para persuadir. 

Antes de continuarmos, é importante diferenciar “persuasão” – apenas dar um “empurrão”, uma forma de incentivo, fazer com que a pessoa perceba algo que ela já quer – de “manipulação”, que é algo forçado e voltado para o mal.

Apesar do nosso foco hoje ser o Instagram, é bom destacar que o uso dos gatilhos mentais não se restringe a esse canal. Você também pode utilizá-los em sites, e-mails marketing, Facebook, YouTube, etc.

Os principais gatilhos mentais para atrair mais clientes pelo Instagram

Sem mais delongas, vamos aos gatilhos!

Escassez

Você certamente já viu ou escutou “por tempo limitado” e “últimas vagas” por aí. Ao se deparar com essas frases, o cérebro entende que precisa fazer uma ação imediata para não perder o produto ou serviço. 

Essa sensação de “vou perder” é o que define o gatilho da escassez. 

No Instagram: adesivo de link (“clique para garantir a última vaga”).

Autoridade 

Nós aprendemos muito com as outras pessoas. É por isso que buscamos ídolos, referências, autoridades, etc. em assuntos que nos interessam.  

Vamos imaginar que você vai adquirir um curso de inglês. É mais provável que você escolha uma escola de idiomas que mostre sua expertise no assunto com cases de sucesso, por exemplo, do que uma que não o faz.

No Instagram: caixa de perguntas (“pergunte tudo o que quiser sobre o assunto X”); live com especialista para responder as perguntas; post collab com uma marca/influenciador que seja referência no assunto em questão.

Prova social

Você prefere pedir delivery de um restaurante bem avaliado e com vários comentários positivos no aplicativo ou de um com avaliação ruim e poucos comentários? 

Tendemos a confiar mais em marcas que outras pessoas já aprovaram e deixaram sua experiência registrada.

No Instagram: menção no feed (“@fulano testou e aprovou, veja como foi a experiência dele com a nossa marca”); compartilhamento de stories nos quais você foi marcado.

Reciprocidade

Somos mais propensos a fazer algo quando há a promessa de ganharmos algum benefício em troca, ou seja, retorno. Por isso, esse gatilho é bastante usado para estabelecer conexão com o público.

No Instagram: troca de interações (curtidas, compartilhamentos, salvamentos, comentários e menções) pelo envio de um material gratuito.

Urgência

Vivemos em uma era em que tudo é rápido ou imediato, portanto, não estamos imunes à vontade de querer as coisas de forma rápida também. 

Frases como “apenas hoje”, “os X primeiros que comprarem ganham X” e “você tem 24 horas para aproveitar esta promoção” são bons exemplos do gatilho de urgência.

No Instagram: contagem regressiva (“oferta válida até o relógio zerar”); caixa de perguntas (“os X primeiros que mandarem um ‘oi’ aqui levam o produto com desconto”).

Agora, você já está mais informado sobre gatilhos mentais e como eles podem te ajudar a atrair mais clientes pelo Instagram. 

Então que tal explorar ainda mais possibilidades do Instagram? A Dux pode fazer isso de maneira estratégica para guiar o seu negócio até melhores resultados!

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