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Funil de vendas: que história é essa?

Muito estudado e utilizado hoje em dia, o funil de vendas é cada vez mais importante para os negócios modernos, principalmente online.

Porém, nem sempre é fácil entender seus níveis e o público que se encaixa em cada um deles. O que seria o topo do funil? Como posso trazer clientes ao fundo do funil?

Essa e muitas outras perguntas serão respondidas neste artigo, no qual você vai entender de uma vez por todas o que é o funil de vendas e como utilizá-lo.

Continue lendo e entenda!

O que é o funil de vendas?

Existem várias formas de interpretar o que o funil de vendas representa para uma empresa. Ele pode ser um manual, um guia, uma regra ou apenas uma referência, mas deve sempre estar presente.

O principal objetivo do funil é transformar um cliente que acabou de conhecer a marca em um consumidor final, dando a confiança e o conhecimento de que ele precisa no caminho.

Além disso, ele ajuda a definir os tipos de conteúdo e de interações que vão ser utilizados em cada etapa desse importante processo.

Agora que isso está mais claro, podemos entender melhor o que cada parte significa e como podemos aproveitar o máximo de cada passo dessa trilha.

Topo de funil

No início da jornada do consumidor, temos o topo do funil. Como é a parte mais larga, também é onde vamos receber mais público e conscientizá-lo sobre o que oferecemos.

Usamos essa parte para despertar o interesse e mostrar que oferecemos uma solução para uma dor dos clientes, sem proporcionar conhecimentos mais profundos.

Com o público atraído e aquecido, podemos passar para a próxima etapa, em que começamos a filtrar mais e planejar ainda mais cada conteúdo: o meio de funil.

Meio de funil

Nessa fase, falamos com o público que está ativamente procurando uma solução para um problema que se tornou conhecido no topo do funil.

Por isso, expandimos ainda mais a consciência dos consumidores com conteúdos mais profundos, explicativos e institucionais que mostrarão possíveis soluções para resolver a busca feita até agora.

Então, com a consciência ampliada e o conhecimento das soluções disponíveis, o público parte para o destino dessa jornada: a compra.

Fundo de funil

Conhecida como a fase da compra, essa é a meta visada durante todo o processo de venda e, por ser a parte mais fina do funil, onde a menor parte do público vai chegar.

Nesse ponto, o público já está aquecido e consciente de suas dores e das soluções que podem ser utilizadas. Logo, o que precisamos fazer é ofertar a solução de um jeito atrativo.

Pensando nisso, os conteúdos do fundo de funil serão apresentações de produtos e serviços e conversas mais profundas com o público que está preparado para finalizar sua jornada e fazer a compra.

Como criar um caminho do topo ao fundo do funil?

Como deu para ver, cada parte do funil tem suas características específicas, conteúdos recomendados e passos a serem tomados para uma venda de sucesso.

Logo, saber criar um caminho com as decisões corretas e uma transição suave entre um estágio e outro é essencial para a conversão que você deseja em seu público.

Pensando nisso, a Dux traz recursos para todas as etapas do funil e uma conversão de clientes ainda maior para sua empresa.

Proporcionamos soluções para redes sociais, inbound marketing, branding e muito mais! Dessa forma, sua marca não falhará em se comunicar com o cliente da maneira correta, desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

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