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Como o employer branding pode ajudar no posicionamento de sua marca

Como o employer branding pode ajudar no posicionamento de sua marca

A reputação de uma empresa importa muito durante a busca de emprego por um candidato, pois muitos trabalhadores não se candidatariam ou continuariam trabalhando para uma companhia com má fama.

Hoje, o employer branding não é mais apenas uma responsabilidade do departamento de RH ou marketing. Ele envolve todo o ciclo de vida do funcionário, oferecendo às empresas uma maneira poderosa de se diferenciar como empregadoras e comunicar sua proposta de valor aos candidatos e funcionários. Compreender a promessa da sua marca é essencial para o envolvimento eficaz da sua equipe, porque como você se envolve com os colaboradores atuais molda a experiência da marca aos olhos de seus futuros contratados e até possíveis clientes.

As empresas querem ser conhecidas como os empregadores preferidos porque isso pode ajudá-las a atrair e manter os melhores talentos. Do ponto de vista da aquisição de pessoas, os empregadores que possuem marcas fortes atraem mais e melhores candidatos para sua organização. Já para a equipe de retenção de talentos, é possível manter funcionários valiosos por mais tempo. Para o time de desenvolvimento de talentos, fica mais viável desenvolver líderes mais fortes dentro da empresa. E, da perspectiva dos resultados, economiza-se dinheiro e aumenta-se a produtividade, minimizando custos de rotatividade e contratando com mais rapidez e eficiência, de forma que gasto menos tempo no recrutamento por candidato contratado.

O que é employer branding?

É uma atividade multifacetada que inclui todos os aspectos de como sua empresa se comunica. O employer branding também envolve como seus funcionários atuais se sentem ao trabalhar para a sua empresa e o que eles dizem sobre ela nas avaliações do Glassdoor, site americano em que funcionários atuais e antigos avaliam empresas anonimamente.

Employer branding é a reputação que você tem como empregador entre seus funcionários e a força de seu trabalho. É também como você comercializa sua empresa para candidatos a vagas de emprego e funcionários internos. Quanto mais você investir em employer branding, maior a probabilidade de reter e atrair seus melhores talentos.

Por que o employer branding é importante?

Digamos que você tenha feito um trabalho fenomenal construindo uma marca forte com seus produtos ou serviços. Infelizmente, isso, por si só, não convencerá alguém a trabalhar ou permanecer em sua empresa. Você precisa implementar a mesma estratégia de branding ao comunicar a liderança, os valores e a cultura de sua empresa.

Se um candidato a uma vaga de emprego perguntar a um funcionário de sua empresa “como é trabalhar lá?”, o funcionário não vai dizer “construímos uma mercadoria incrível”. Em vez disso, ele se concentrará no dia a dia da gestão de pessoas, nos valores da empresa e na cultura do local de trabalho. Para garantir que sua empresa seja uma boa marca empregadora, você precisa contar uma narrativa convincente.

Dizer aos seus funcionários e ao público que ter uma mesa de pingue-pongue faz de sua empresa um ótimo lugar para trabalhar não é suficiente. Estudos mostram que as pessoas se preocupam com as mesmas coisas quando procuram um trabalho. Elas querem saber a missão de uma empresa e como ela se alinha com seus valores e pesquisam sobre o que vão ganhar com o relacionamento: esse trabalho as ajudará a aprender novas habilidades ou a se conectar com pessoas interessantes? Elas serão capazes de subir na carreira ou devem permanecer no mesmo nível para sempre?

Por isso, usar as redes sociais e outras abordagens para fazer com que seus funcionários atuais falem sobre o porquê de sua empresa ser ótima para se trabalhar é uma maneira de não contar a história sozinho.

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O melhor momento para começar a trabalhar na construção de suas estratégias de employer branding é agora, antes que a contratação se torne mais difícil ou competitiva.
Se a ideia de institucionalizar um processo para a marca do empregador parece muito trabalhosa, não se preocupe – não precisa ser nada complicado. Para ajudá-lo a começar, considere responder a estas perguntas:

O que torna sua empresa especial?
Por que alguém iria querer trabalhar lá?
Quem são as pessoas que compõem a sua empresa?
Como seus funcionários se encaixam em sua missão e valores?
Como eles podem contar suas histórias?

As empresas precisam desenvolver suas marcas como lugares em que as pessoas querem trabalhar. Simplificando, uma empresa mais conhecida, altamente considerada e respeitada pelos talentos, terá um pool maior de talentos para contratar. Além disso, os funcionários que gostam de trabalhar para a empresa têm maior probabilidade de ficar mais tempo e compartilhar experiências positivas com outras pessoas.

O employer branding também serve para reter os melhores talentos quando eles se tornam parte de sua equipe. Como empregador, você deseja que sua marca comunique que existem planos de carreira, isso não é apenas um trabalho e você zela pelo bem-estar dos funcionários – tudo isso ajuda no posicionamento de sua marca.

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