As equipes de marketing precisam ser autônomas, adaptáveis, disciplinadas e produtivas. Ao mesmo tempo, uma equipe de marketing bem-sucedida também deve ter conhecimento e estar conectada ao trabalho de outras equipes dentro da organização.
Não é à toa que muitos líderes sentem dificuldade em realizar essa integração e gestão ao mesmo tempo, por isso preparamos um conteúdo com algumas práticas que podem ajudar no desempenho de sua equipe.
Como gerenciar uma equipe de marketing de alto desempenho
Gerenciar uma equipe de marketing de alto desempenho requer habilidades de liderança eficazes e uso de estratégias sólidas. Aqui estão algumas práticas utilizadas pela Dux que podem ajudar sua empresa a melhorar o desempenho da sua equipe de marketing:
Ofereça segurança
Ao promover um ambiente seguro e com apoio psicológico, você verá sua florescer.
Dê confiança
Não se trata apenas de se sentir seguro. Contar uns com os outros para fazer um trabalho de alta qualidade no prazo também é essencial.
Promova estrutura e clareza
Toda equipe, seja de marketing ou não, deve ter papéis, metas e planos de execução bem claros.
Ofereça um trabalho com propósito
Já pensou como a entrega seria muito mais eficaz se sua equipe de marketing trabalhasse em algo que é pessoalmente importante para cada um deles?
Explique sobre o impacto do trabalho
Quando sua equipe acredita que o trabalho que está fazendo é importante, sua empresa verá as mudanças. Considere dar a cada membro da equipe a propriedade de alguns projetos e certifique-se sempre de mostrar como suas atividades impactaram os resultados.
Veja aqui como o employer branding pode ajudar no posicionamento de sua marca.
Construindo uma equipe de marketing eficaz do zero
Construir uma equipe de marketing eficaz do zero requer planejamento e uma abordagem estruturada. Aqui estão alguns passos para ajudar sua empresa nesse processo:
Foque no crescimento
Ao oferecer à sua equipe recursos para aprender e se desenvolver, você conseguirá criar uma potência de profissionais de marketing sem limites.
Foque no Cliente
Quanto mais próximo cada membro de marketing estiver de seus clientes, melhor será o desempenho de sua equipe.
Incentive sua equipe a experimentar coisas novas
Ao promover o aprendizado e o desenvolvimento, você ajudará sua equipe a implementar sistemas e processos. Além disso, tornar o crescimento profissional o centro de suas práticas de contratação e gerenciamento levará os membros à melhoria contínua desde o início.
Use as ferramentas de marketing corretas
Por que não investir em um software de marketing de performance? Esses dados são cruciais. Essa estratégia ajudará você a avaliar e priorizar os canais com melhor potencial para gerar receita.
Concentre-se nos KPIs e acompanhe o desempenho
Usar ferramentas de gerenciamento de projetos e criar painéis onde sua equipe possa ver os resultados de seu trabalho é fundamental. Isso ajudará todos a se comprometerem com entregas específicas e permitirá que os gerentes acompanhem melhor as capacidades dos recursos. Além disso, facilitará a medição do sucesso.
Estamos te guiando para o caminho correto? Deixe sua opinião sobre o conteúdo. Nos vemos no próximo artigo!