Assim como outras plataformas de busca e de redes sociais, o Google está em constante atualização, sempre em busca de aperfeiçoar a experiência do seu usuário. Recentemente, sua nova API, chamada “Priority Hints”, entrou no ar.
Vamos entender melhor sobre isso e o que muda nos seus anúncios?
O que é API?
Antes de explicar a nova API do Google, precisamos entender o que significa API. Você já deve ter lido por aí ou ouvido falar sobre essa sigla.
O acrônimo vem do inglês “Application Programming Interface” — que pode ser traduzida como “Interface de Programação de Aplicativo” — e significa “um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores.”, segundo o site TechTudo.
Foto: RedHat.
A nova API do Google
Recentemente, o Google publicou em suas redes sociais um pedido aos desenvolvedores e editores de sites para que comecem a usar a Priority Hints, uma nova API que irá melhorar o tempo de carregamento dos sites, priorizando apenas o mais essencial para a experiência do usuário.
Teoricamente, isso também melhoraria ainda mais o índice de Core Web Vitals (CWV).
Para experimentar a nova API, o Google fez um teste com o navegador Chrome, na qual a Priority Hints economizou 1,9 segundo no tempo de download da página.
Você pode achar que 1,9 segundo é pouco tempo, mas coloque-se na situação de um usuário procurando um produto ou serviço às pressas: quanto mais demorar para carregar o site, maior a chance do usuário sair e entrar no site do concorrente.
Apesar de parecer muito técnico, fica mais fácil de entender a relevância disso ao se colocar no lugar do usuário, certo?
As pessoas preferem um site que carregue mais rápido e economize tempo – e o Google também!
Ordem de prioridade
A Priority Hints é uma ferramenta inserida no código do site que permite a manipulação da ordem de prioridade com a qual os recursos do site serão solicitados e carregados para o usuário.
Ao carregar um site, acontece o seguinte: o seu navegador identifica o endereço do site que você quer acessar e envia uma solicitação ao servidor, pedindo permissão para que você acesse essa página.
Caso o servidor aprove, seu navegador irá reunir pequenos pedaços de informações na página e os exibirá para você para você.
Então, quando um navegador faz essa solicitação para o servidor, ele recebe uma prioridade que varia de acordo com o tipo e o local de armazenamento do que está sendo solicitado.
Com a Priority Hints, é possível escolher essa prioridade para melhorar a experiência do usuário dentro dos sites. Ou seja, o dono do site tem mais controle sobre o que é carregado primeiro nas páginas do site.
Priorize a experiência do usuário
Uma das principais condições do Google para ranquear um site em suas páginas de busca é a experiência do usuário. Portanto, usar a Priority Hints ajudará nós, profissionais de marketing digital, a proporcionar uma experiência ao usuário mais natural.
Quer saber como aparecer nas primeiras posições do Google? Fale com a Dux.
Você vai gostar de ler: