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Como criar estratégias de marketing para datas comemorativas?
Como marca, é uma decisão sábia aproveitar as estratégias de marketing para datas sazonais visando aumentar as vendas e os clientes. Eventos e comemorações sazonais apresentam diferentes oportunidades para diferentes setores de negócios. Para muitas marcas, as oportunidades sazonais são enormes e, geralmente, os momentos comercialmente mais críticos do ano financeiro.
Mas planejar uma campanha sazonal eficaz não exige apenas muita organização como, também, leva um tempo considerável. Por isso, marcas menores tendem a deixar essas oportunidades irem e virem sem aproveitá-las ao máximo. Em vez de perder a oportunidade de se conectar com seu público e alavancar a conversa em andamento durante qualquer temporada, reunimos algumas dicas destinadas a como criar estratégias de marketing para datas comemorativas.
Por que as datas sazonais são importantes?
Há muitos benefícios em adaptar sua estratégia de marketing a eventos e feriados importantes e ter campanhas de marketing sazonais especiais. Vamos te apresentar o porquê:
1. Aumentar o conhecimento da marca
O fluxo de tráfego oferece uma excelente oportunidade para você aumentar o reconhecimento da marca. Com mais pessoas visitando seu site, você pode contar com a criação de experiências memoráveis para exibir suas ofertas. Além disso, atrair novos clientes vai melhorar seu marketing boca a boca. Pense em sua estratégia de marketing sazonal como uma forma de atrair novos visitantes e promover sua marca.
2. Aumentar as vendas
Usar as técnicas certas permitirá que você converta leads em clientes potenciais. Por exemplo, empurrar seus presentes personalizáveis durante a época de Natal incentivará mais compras. A criação de uma promoção sazonal do Dia dos Namorados aumentará as vendas em janeiro e fevereiro. As pessoas já estão dispostas a gastar mais dinheiro do que costumam. Sua tarefa é convencê-las a comprar de sua empresa.
3. Promover seus produtos ou serviços
Uma campanha sazonal bem-sucedida promove não apenas sua marca como, também, seus produtos e serviços. Os usuários tendem a procurar produtos específicos durante o inverno. Por exemplo, eles querem comprar presentes de Natal em dezembro ou aqueles relacionados aos namorados em junho. Nesse sentido, o comportamento do consumidor é mais previsível durante sua campanha sazonal. Você tem uma ideia do que as pessoas precisam. Portanto, você sabe quais produtos promover em seu site.
4. Aumentar a satisfação do cliente
Os clientes esperam uma experiência de usuário perfeita durante as datas comemorativas. Colocar os olhos em ofertas sazonais e temas de feriados atrairá sua audiência. No entanto, algumas das expectativas mais comuns durante as festas de fim de ano são um bom atendimento ao cliente, informações precisas sobre o estoque e um rápido processo de finalização da compra – em suma, você precisa garantir uma ótima experiência de compra para os consumidores, especialmente em datas especiais.
8 passos para criar uma estratégia de marketing sazonal de sucesso
Você está pronto para tirar o melhor proveito do seu marketing sazonal? Siga estes 8 passos para o sucesso e aprenda como criar estratégias de marketing para datas comemorativas:
1. Faça uma auditoria de suas campanhas anteriores
A auditoria de suas campanhas anteriores mostrará o que funcionou e o que não funcionou bem em sua estratégia. Com base nesse conhecimento, você pode melhorar seu desempenho e aumentar as vendas. Além disso, analisar campanhas de anos anteriores ajudará você a identificar e evitar erros do passado.
2. Defina suas metas e defina KPIs
Definir KPIs é uma das formas mais eficazes de medir seu sucesso. Ter uma imagem clara do que você deseja alcançar com suas campanhas sazonais o ajudará a criar um modelo de sucesso. Além disso, você terá uma base sólida para auditar suas campanhas sazonais no futuro.
3. Planeje sua estratégia de marketing sazonal em tempo hábil
Planejar sua campanha de fim de ano no último minuto não trará resultados positivos. Para garantir um processo tranquilo antes das férias, recomendamos que você crie todo o seu conteúdo de redes sociais, site e blog com antecedência. Ao fazer isso, você estará pronto para fazer alterações, se necessário.
Dica da Dux: você pode planejar sua campanha com antecedência, mas alguns de seus clientes podem se atrasar para comprar. Por isso, é importante oferecer entrega rápida para ajudar os compradores de última hora.
4. Pesquise seus concorrentes
Você precisa saber o que os concorrentes estão fazendo para encontrar maneiras de diferenciar sua marca. Você também descobrirá com que tipo de conteúdo seus clientes se envolvem. Portanto, uma pesquisa competitiva completa o ajudará a entender melhor seu público.
5. Evite erros comuns
Aqui estão alguns erros comuns que você deve evitar em sua estratégia de marketing sazonal:
- Fazer o planejamento de última hora.
- Publicar todo o seu conteúdo nos últimos minutos pode ser caótico e pode levar a erros.
- Concentrar-se em apenas uma data comemorativa.
- Atender apenas novos clientes.
- Não investir em estratégia de e-mail marketing e blog.
- Não utilizar todas as plataformas de comunicação disponíveis.
- Usar apenas conteúdos estáticos.
6. Crie sua campanha conforme o clima da temporada de festas
Crie conteúdos específicos para feriados para atender às expectativas do cliente. Por exemplo, se você está planejando uma campanha de festa junina, certifique-se de incorporar bandeirinhas, fogueira e pratos típicos em seu design. O mesmo se aplica a qualquer outro dia especial ou feriado. Em geral, mostrar ao seu público que você comemora com ele fortalecerá a fidelidade da marca.
Dica da Dux: atenha-se à identidade da sua marca. Mostrar seu clima festivo é ótimo, mas você também precisa alinhar seu marketing sazonal com seu design.
7. Substitua o conteúdo estático por experiências interativas
Permitir que seus visitantes desempenhem um papel ativo no site aumentará o envolvimento e a satisfação do cliente. Além disso, o conteúdo interativo pode te ajudar a divulgar seus produtos de forma inovadora e, assim, potencializar as vendas.
8. Promova sua campanha
Para atingir o maior número possível de pessoas, você precisa distribuir sua campanha. Naturalmente, seus canais de comunicação são um bom ponto de partida para divulgar seu conteúdo de Dia dos Pais, por exemplo. O envio de e-mail direcionado é outra maneira de promover sua campanha sazonal.
Quer saber mais sobre como o comportamento do consumidor pode afetar sua decisão? Continue acompanhando nosso Blog e até o próximo conteúdo!