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Como criar anúncios para a Geração Z

Os membros da Geração Z representam uma parcela significativa dos compradores atuais. Em breve, eles se tornarão o maior grupo de consumidores dos canais omnichannel. No entanto, anunciar para a Geração Z pode ser um desafio se a sua marca não souber do que eles gostam, como se comportam e o que preferem. Por isso, produzimos um conteúdo repleto de informações, dados e insights para te guiar ao caminho certo no digital.

O que é a Gen Z?

Antes de pensarmos em estratégias de anúncios para a Geração Z, precisamos conhecer um pouco mais sobre os nascidos entre 1995 e o início dos anos 2010.

Eles são a primeira geração de nativos digitais, aqueles que nunca conheceram um mundo sem internet. Isso, aliado ao fato de terem enfrentado uma pandemia mundial e uma crise de custo de vida durante seus anos de formação, teve um impacto profundo em sua personalidade e valores, tornando-os um público muito interessante.

Eles são conhecidos por manter convicções profundas e altos padrões éticos e, por isso, ganhar sua confiança é essencial. Conheça algumas características dos nativos digitais antes de falarmos sobre como criar anúncios para a Geração Z.

  • Adoram dinheiro e são ambiciosos
  • Amam viajar
  • São propensos a problemas com a saúde mental, como depressão e ansiedade
  • Sabem estabelecer limites
  • São fãs de jogos online
  • São nostálgicos
  • Preferem o TikTok
  • Cuidam de sua saúde mental
  • Sabem usar as redes sociais de maneira única

Como a geração Z se comporta na internet?

Conforme informações do Relatório Global 2023, realizado pela GWI sobre a Geração Z, em 2021, pela primeira vez, os Baby Zoomers, aqueles que nasceram no começo dos anos 2000 e começaram a trabalhar remotamente durante a pandemia, passaram mais tempo assistindo TV por meio das plataformas de streaming.

Em 2022, essa lacuna aumentou ainda mais, com a Geração Z gastando 5 minutos a mais por dia de streaming e tendo as plataformas Netflix, Amazon, Apple TV, etc. como principais formas deles consumirem TV.

Em termos do que eles estão assistindo, seu gênero favorito é entretenimento e variedades. Parte disso se deve aos formatos mais curtos de conteúdo, como vemos no Instagram Reels, TikTok e os shorts do YouTube.

Esta é outra razão pela qual a mídia visual se tornou tão competitiva. Isso significa que está cada vez mais difícil prender a atenção dessa geração. Para 60% dos nativos digitais, o conteúdo importa mais do que o preço.

O tempo online gasto da Geração Z atingiu o pico no início de 2020. Isso provavelmente se deve à pandemia do novo coronavírus e, desde então, esse número vem caindo. No terceiro trimestre de 2022, foi o menor tempo online gasto desde o quarto trimestre de 2016.

A Geração Z está passando mais tempo nas redes sociais – a última vez que isso aconteceu foi no quarto trimestre de 2019. Isso se deve ao fato de como eles estão utilizando as plataformas.

Quase 3 em cada 10 Gen Z usam as mídias sociais para encontrar inspiração. Uma das principais razões para o uso delas é preencher o tempo e encontrar conteúdos relevantes, como artigos, conselhos e memes.

Os Baby Zoomers também estão utilizando a internet para fazer compras por meio de anúncios patrocinados em suas redes sociais.

Como é a jornada de compra da Geração Z?

A Geração Z utiliza os motores de busca disponíveis nas redes sociais para efetuar suas compras. Entretanto, eles também pesquisam seus produtos e marcas favoritas por meio de blogs, do Pinterest e de vídeos.

Com 3 em cada 10 Gen Z utilizando as mídias sociais como fonte de inspiração, as plataformas estão se tornando suas principais aliadas na jornada de compra.

Eles querem ser inspirados, em vez do que simplesmente informados, e as redes sociais, como o TikTok, devem preencher esse papel.

Precisamos enxergar esse comportamento como uma mudança de mentalidade de “Eu sei o que quero encontrar” para “Quero explorar e encontrar coisas que nem sabia de que precisava”.

Como criar anúncios para a Geração Z?

Chamar a atenção dos nativos digitais não é uma tarefa fácil, porém, podemos fornecer as estratégias necessárias para que sua marca se torne inspiração para eles. Veja algumas dicas:

1. Faça conteúdos criativos

Para chamar a atenção da Geração Z, é preciso criar conteúdos como um creator, criador de conteúdo digital que produz conteúdos criativos, inspiradores e envolventes.

Fazendo isso, eles são responsáveis por fazer a Gen Z dar credibilidade a qualquer marca. Após atingir essa credibilidade, a empresa tem espaço para promover sua marca de forma transparente. Basta seguir o passo a passo:

  1. Chamar a atenção
  2. Estabelecer credibilidade
  3. Promover sua marca

2. Evite ir direto ao ponto

Como explicamos acima, os Baby Zoomers gostam de se engajar com a marca e depois efetuar a compra, por isso, é importante criar conteúdos educacionais e divertidos antes de começar a fazer propostas.

3. Ofereça um bom atendimento

A Geração Z tem tudo a ver com responsabilizar as marcas. Eles o chamarão se sua empresa evitar perguntas ou não atender às expectativas de atendimento ao cliente. Evite ser criticado em sua seção de comentários.

4. Crie parcerias significativas com influenciadores e criadores digitais

O público da Geração Z valoriza o marketing de influenciadores mais do que qualquer outra geração. Dito isso, você não pode simplesmente escolher um criador de conteúdo aleatório e presumir que será um caminho fácil para o sucesso.

Certifique-se de que sua mensagem esteja correta – não importa de quem seja – definindo os objetivos de sua estratégia de marketing de influência antes de realizar qualquer divulgação. Isso o ajudará a identificar as características e qualidades específicas de um parceiro ideal.

5. Aposte em humanização

Cada vez mais, as empresas estão investindo em uma comunicação mais próxima com os seus seguidores e, como a Geração Z procura por credibilidade, nada mais justo do que inserir conteúdos de vídeo em seu planejamento.

Vídeos que compartilham dores e experiências das pessoas costumam cativar mais os nascidos em 1995. Para Douglas Franco, cientista de dados da Dux, “as pessoas querem se relacionar com outras pessoas, não apenas com marcas ou empresas. Ao destacar as histórias e experiências pessoais, as campanhas de marketing se tornam mais genuínas, aumentando a conexão emocional com o público”.

6. Foque o cliente

Segundo Douglas, “no atual cenário do marketing, vemos uma crescente valorização das conexões humanas… empresas estão adotando abordagens mais personalizadas, humanizadas e centradas nas pessoas.

Estratégias de marketing de influenciadores, marketing de causa e marketing de experiência estão em ascensão, pois todos esses comportamentos têm em comum a ênfase nas relações humanas autênticas”.

Para isso, é preciso entender as situações, percepções e expectativas dos clientes. O foco no cliente exige que ele seja o ponto central de todas as decisões relacionadas à entrega de produtos, serviços e experiências para criar inspiração, credibilidade e defesa.

7. Faça collabs

Não importa o tamanho de duas marcas, elas sempre podem ser melhores juntas. Embora sua empresa possa ter um público fiel e uma grande presença online, uma colaboração de marca pode trazer mais engajamento para a sua estratégia.

A colaboração de marca conquistou um grande poder dentro do marketing, dando um ar de exclusividade às marcas envolvidas e criando uma oferta totalmente exclusiva que inspira ambas as bases de consumidores.

E, já que a Gen Z ama ser inspirada, nada melhor do que fazer essa junção, trazendo novas oportunidades de audiência, nutrindo o relacionamento com clientes já existentes, aumentando a credibilidade e viralizando nas redes sociais, como podemos ver no caso da nova linha de hidratantes labiais Carmed Fini, que virou febre no final de maio de 2023 e sucesso no TikTok e no Instagram.

A collab se tornou um verdadeiro viral, trazendo postagens reais (sem investimento por parte da marca) em todas as redes sociais.

8. Utilize o bom-humor

Para a Geração Z, os memes são uma grande parte de como eles se comunicam e como passam o tempo online. Ao analisar o porquê de eles usarem as mídias sociais, encontrar conteúdos como memes fica entre as três motivações principais.

Se olharmos mais de perto o tipo de contas que a Geração Z segue, veremos entretenimento, contas de meme ou paródias. Segundo o Relatório Global 2023, realizado pela GWI sobre a Geração Z, 73% dos Baby Zoomers dizem que os memes ajudam a expressar ideias que eles normalmente teriam dificuldade em compartilhar.

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