Blog

Como atrair clientes com o poder do marketing emocional

A emoção é uma das forças mais poderosas da natureza humana. E, quando o assunto é comprar, ela tem um papel fundamental na decisão do consumidor. 

Atualmente, os consumidores esperam construir conexões pessoais com as marcas de que gostam e nutrir relacionamentos significativos com elas.

Aí é que entra o tema do nosso blog: o marketing emocional.

O que é marketing emocional?

É uma abordagem de marketing que tem como principal objetivo estabelecer uma conexão emocional entre o público-alvo e a marca.

Essa conexão pode ser explorada para convencer sua audiência a concluir uma ação, seja a compra de um produto ou a inscrição em uma lista de e-mails. 

A maioria das abordagens de marketing emocional explora uma emoção específica: alegria, expectativa, orgulho… 

Contudo, muitas campanhas bem-sucedidas também exploram emoções consideradas negativas, como o medo, a raiva ou a inveja. Portanto, não deixe elas de lado!

Por que utilizar o marketing emocional?

As emoções humanas tendem a perdurar muito tempo depois de sentidas, deixando as pessoas profundamente desconfortáveis ​​se não forem resolvidas, principalmente as emoções negativas.

Entenda por que o marketing emocional funciona

Ajuda na lembrança de marca

A emoção tem uma ligação intensa com a memória – logo, experiências e anúncios que têm um impacto emocional tendem a ser mais lembrados.

Faça com que seu público sinta e eles provavelmente se lembrarão mais de você.

Contribui para o aumento das vendas

De acordo com algumas pesquisas, esse tipo de anúncio é 31% mais eficaz em conversões, em média. Já os anúncios mais tradicionais são apenas 16% eficazes.

Estimula seu público a compartilhar

O que você faz depois de ver algo que lhe provocou um sentimento intenso? Compartilha com amigos e pessoas queridas. Conteúdos emocionais também têm maior chance de gerar conversas duradouras.

Gera mais fidelização 

Quando um cliente forma conexões emocionais com a sua marca, ele se torna mais valioso para você, pois se torna fiel a ela. Clientes fiéis tendem a comprar mais, defender e recomendar sua marca!

4 práticas de marketing emocional para aplicar

1. Adote uma narrativa significativa

Você pode fazer isso adicionando narrativas e depoimentos emocionantes de clientes aos seus posts.

2. Surpreenda seu público e deixe-o curioso

É mais provável que você se lembre de uma experiência se algo te pegou de surpresa.

Seus clientes agem da mesma forma!

Pense em novas ideias ou aborde ideias antigas sob um ângulo que seus clientes ainda não conhecem. 

3. Conheça seu público e concentre-se nele

Um marketing emocional bem-sucedido envolve alcançar e nutrir o seu relacionamento com o público. Logo, estabeleça quem é seu público e desenvolva seu conteúdo com ele em mente.

4. Preste muita atenção nos elementos criativos

Memória e emoção caminham juntas. A cor, em particular, influencia bastante as emoções de uma pessoa. Quer um exemplo? Você provavelmente associa o vermelho à paixão e o azul à calmaria. Lembre-se disso na hora escolher as cores da sua marca, do seu post ou do seu anúncio.

Você já conhecia o marketing emocional? Fale com a Dux para saber como podemos te ajudar a colocá-lo em prática!

 

Leia também:

 

Compartilhar