Ter uma loja virtual já não é opção, mas sim uma necessidade. As mudanças de cenário surgidas com a pandemia da Covid-19 fizeram com que os índices de compras online disparassem nos últimos meses.
Segundo pesquisa realizada pela empresa de informações e dados Nielsen, após o anúncio do primeiro caso de coronavírus no Brasil houve um crescimento maior do que a média em relação aos novos consumidores de e-commerce no Brasil. E de acordo com dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a alta das vendas totais foi de 40% apenas nos primeiros 15 dias de março.
As medidas de isolamento social adotadas por todo o país atraíram novos consumidores para a internet e os varejistas precisam se adaptar rapidamente para melhorar ou desenvolver canais digitais de vendas.
A tendência é que esse cenário continue movimentando principalmente o consumo de categorias relacionadas a necessidades básicas. Entre elas estão saúde, farmácias, supermercados, serviços de delivery e beleza.
No entanto, outras categorias vêm mostrando destaque no crescimento de vendas nas lojas virtuais: brinquedos, artigos esportivos e games online. Na mídia digital, as categorias de delivery e streaming foram as que mais aumentaram o número de inserções, com porcentagens de 39% e 36%, respectivamente, de acordo com dados levantados na quarta edição do Kantar Thermometer, relatório que concentra insights e dados sobre o impacto da Covid-19 no Brasil.
A importância das fotos na loja virtual
Com os dados apresentados, você certamente já entendeu como a presença online da sua marca pode potencializar suas vendas e resultados, certo? Mas isso não é tudo. Oferecer uma excelente experiência de compra online é fundamental para se destacar da concorrência e conquistar novos clientes durante a crise.
Qualidade das imagens
Um dos pontos cruciais para fazer com que você tenha bons resultados e possa oferecer uma ótima experiência ao consumidor é a qualidade das imagens da sua loja virtual. Esse é dos principais fatores de conversão no e-commerce. Cerca de 67% dos consumidores acreditam que a qualidade da imagem é essencial na hora de decidir uma compra.
Oferecer fotos autênticas e originais contribui para conquistar credibilidade e converter suas vendas. Para aumentar a qualidade das suas fotos é preciso pensar em detalhes como uma boa câmera, ângulo da foto, fundo, tamanho da imagem para a loja virtual, entre outros.
Se você está começando seu negócio online, é importante contar com profissionais para te auxiliar com a produção do material. Nosso time separou 4 dicas para te ajudar a produzir excelentes fotos para sua loja virtual. Confira:
Entenda a resolução mínima de imagens
Alguns e-commerces oferecem recursos de zoom, para que o consumidor possa observar melhor os detalhes dos produtos. Então, sua foto precisa ter qualidade suficiente para que seja visualizada da maneira ideal.Para isso, você precisa de fotos de boa qualidade, mas que não sejam tão pesadas a ponto de atrapalhar o carregamento da página. O recomendável é utilizar imagens quadradas, com mínimo de 600 x 600 pixels e máximo de 1200 x 1200 pixels.
Prefira imagens limpas
Nada de marcas d’água, preços ou logos. A imagem precisa ser limpa e conter apenas o produto que você está divulgando. Além disso, informações adicionais podem variar e precisariam ser alteradas ao longo do tempo.
Outra recomendação feita pelo Google Shopping é fornecer a maior imagem disponível com fundo branco, como no exemplo abaixo:
- Utilize um carrossel de imagens
A compra pela internet pode causar insegurança no consumidor, principalmente para aqueles que estão realizando suas primeiras compras online.Por isso, ofereça mais de uma imagem do seu produto para que o consumidor o avalie de diferentes ângulos. Permitir que ele veja os detalhes do produto pode deixá-lo mais confiante em realizar uma compra na sua loja virtual. Veja o exemplo: -
Otimize suas fotos para os mecanismos de busca (SEO)
Os mecanismos de busca, como o Google, mostram os conteúdos em ordem de relevância para os usuários. Um dos requisitos para que suas páginas sejam vistas quando o consumidor procurar pelo produto é que elas estejam otimizadas, ou seja, sigam as recomendações do Google. Isso aumenta sua chance de tê-las bem ranqueadas nas buscas, ficando na primeira página de pesquisa.
E as regras também se aplicam às imagens de cada página. Portanto, é preciso nomear cada imagem que será enviada para a loja virtual, utilizando as palavras-chave pertinentes a ela. Assim o Google mostrará as imagens do seu site no mecanismo de busca quando uma pessoa procurar pela palavra-chave correspondente.
E aí, gostou das dicas? Aposte na melhor experiência para o seu consumidor e invista em fotos de produtos para aumentar suas conversões. Quanto maior o profissionalismo, maior o retorno!
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