Se você tem um negócio ou trabalha para uma empresa que já tem presença digital, pode ser que já tenha ouvido falar em call to action.
Mas, para que o seu público realize a ação que você espera dele, é necessário um conhecimento que vai além do significado da palavra!
No blog de hoje, vamos falar tudo sobre o tal call to action: o que é, como você pode alcançar ótimos resultados com ele, etc.
O que é call to action (CTA)
Quem nunca se deparou com “Empurre”, “Puxe”, “Entre, ar-condicionado” e “Sorria, você está sendo filmado”? Esses são exemplos clássicos de CTAs do nosso dia a dia!
Segundo o RD Station, plataforma de automação de marketing, a definição de CTA no mundo digital é:
“Uma chamada para ação, muito comum em sites, e-mails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, um call to action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo, como “Acesse” e “Clique”.”
É um instrumento essencial para fomentar suas ofertas no marketing digital e gerar leads. Portanto, saber escolher o CTA adequado faz toda a diferença.
Existem vários tipos: pode ser um link para um post relacionado ou uma oferta que direcione o usuário para uma página de compra/cadastro, entre outros.
Atenção: tenha em mente que o call to action precisa encaminhar o visitante para a próxima etapa no seu funil de vendas!
Como escolher o melhor call to action?
1. Considere as etapas do funil de vendas
Não seria apropriado mostrar a um usuário que acaba de encontrar o seu blog um CTA para um teste gratuito do seu produto, por exemplo. É uma ação precipitada, visto que ele acabou de te conhecer.
Esse tipo de call to action é melhor para alguém que conhece mais o seu produto/serviço e já está pensando em comprar.
Ou seja, um usuário que está no meio ou no fundo do funil.
Para esse primeiro momento, seria mais atraente um ebook educacional ou um webinar, por exemplo.
2. Saiba quem é a sua persona
Caso você precise de mais detalhes sobre o termo “persona”, leia este artigo antes de continuar aqui!
O próximo passo é conhecer quem é sua audiência.
Se você tem uma oferta imperdível para um segmento específico, use as informações que possui dessa persona, como interesses, necessidades e problemas, a fim de criar um call to action mais relevante.
3. Escolha o objetivo do call to action
Como os CTAs são uma insinuação para o usuário concretizar a ação desejada pela sua empresa, ele serve para todo objetivo de negócio.
No entanto, na web, alguns deles são mais usados:
- Gerar tráfego para outro texto no blog
- Inscrições em uma newsletter
- Recomendar um download
- Direcionar para uma landing page (LP)
- Assistir a um vídeo
- Participar de um evento
- Seguir você nas redes sociais
- Responder a uma pesquisa
Como alcançar bons resultados com o CTA?
Os detalhes da chamada podem fazer toda a diferença. Não basta que ela seja notada, é preciso que ela seja interessante. Por isso, anote estas dicas:
Seja específico
Indique para o visitante, com clareza, o que você quer que ele faça e como. Por exemplo, “Baixe aqui seu ebook” ou “Faça seu cadastro”.
Crie urgência
“Compre agora” e “Receba em até 1 hora” mostram como é fácil e imediata a ação. O senso de urgência sempre funciona bem!
Use números
É legal deixar o mais evidente possível para o usuário o que ele está fazendo. Por isso, uma forma de mostrar melhor os benefícios da ação é usar números. “Ganhe 50% de desconto agora” ou “Apenas hoje: R$ 15 off ” são bons exemplos.
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