Ser reconhecido no ramo digital não é uma tarefa fácil. Há muita gente no segmento e aqueles que não se destacam ficam para trás. Mas como conquistar uma posição de destaque?
A resposta é simples: construir autoridade.
Tornar-se autoridade dentro do nicho no qual você atua é um processo que pode demorar um pouco, mas que traz bons frutos. Uma vez que você se torna o número um no que faz, sempre que o seu público tiver algum problema e alguma dúvida ou precisar de algo, é da sua empresa que ele irá se lembrar para buscar a solução. Existem várias maneiras de fazer isso, mas, hoje, nosso foco será em apenas uma: o marketing indireto.
O que é marketing indireto?
O marketing indireto é uma estratégia que consiste em divulgar sua marca, produto ou serviço de forma sutil e fora de um contexto publicitário.
Um exemplo disso é quando você está vendo um filme e o protagonista está tomando uma lata de Coca-Cola. A empresa não está divulgando o produto, mas a marca está ali presente, fixando-se na mente dos consumidores.
Por ser uma estratégia menos agressiva do que o marketing direto, o marketing indireto pressiona menos os consumidores. Isso faz com que a aceitação do que está sendo divulgado seja maior. Como é sutil, o marketing indireto se encaixa em estratégias com retorno em longo prazo.
Mas o marketing indireto só funciona no offline?
Não! Quando falamos em marketing indireto, pensamos muito em filmes, novelas e comerciais de TV, porém, essa estratégia é perfeitamente aplicável ao marketing digital.
O marketing indireto funciona em 2 etapas do funil: pode ser usado em uma estratégia de topo de funil, para awareness de marca ou para fidelização dos consumidores (que é o caso da Coca Cola). Veja só:
Marketing de conteúdo: consiste em produzir conteúdos relevantes e gratuitos para seu público-alvo, de forma a tornar a experiência dele com a sua marca mais agradável e construir sua autoridade dentro dessa audiência. E é aí que entra o marketing indireto: você não vende seu produto ou serviço diretamente no conteúdo em que produz, mas dá um foco especial a todos os problemas que seu produto ou serviço pode resolver.
SEO: o maior parceiro do marketing de conteúdo é o SEO, uma ferramenta para aplicação de um conjunto de estratégias que têm como objetivo tornar sua marca mais visível nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc.). A aplicação do SEO permite que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade e, consequentemente, traga mais pessoas interessadas em conhecer sua marca.
Parcerias com influenciadores: cada vez mais, os influenciadores digitais ganham espaço na internet, a ponto da prática se tornar uma profissão completa. Isso não pode ser ignorado quando o assunto é marketing indireto, pois, como o próprio nome indica, eles são pessoas com um poder de influência muito grande em sua audiência. Ter a sua marca, produto ou serviço divulgado de forma sutil nos vídeos de influenciadores é uma forma muito eficiente de ganhar espaço no mundo digital e construir audiência.
Como eu aplico o marketing indireto na minha empresa?
Agora que sabemos o que é o marketing indireto e quais são suas principais aplicações no marketing digital, é preciso saber como implantar a estratégia. E é bem simples:
- Conheça seu público: saber qual é o perfil das pessoas que compram de você é essencial na hora de se comunicar com elas. E, no marketing indireto, isso não é diferente. De nada adianta você querer aplicar essa estratégia utilizando influenciadores digitais se o seu público nem sabe o que é isso. Então busque entender bem com quem você está falando e quais são os meios de comunicação que seus clientes mais utilizam. Assim, você terá uma campanha bem assertiva.
- Escolha a melhor forma de conversar com seus clientes: como dito no tópico acima, de nada adianta você divulgar a sua marca, produto ou serviço em um ambiente que seu público não frequenta. Entenda bem quais são as possibilidades que você tem ao seu alcance e use-as da melhor maneira, de acordo com o seu público.
- Procure uma agência de marketing digital: é sempre bom conhecer o seu negócio e entender um pouco sobre os tipos de estratégias que podem ser aplicadas atualmente, por conta das redes sociais e dos mecanismos de busca. Porém, para que a sua empresa tire melhor proveito disso, entre em contato com profissionais da área!
Agora que você já sabe o que é marketing indireto e conhece os primeiros passos para aplicar essa estratégia no marketing digital, está pronto para começar a planejar o caminho em direção ao primeiro lugar na mente dos consumidores.
Quer saber mais sobre como fazer isso? Entre em contato com a gente!