Mais um ano chegou e, com ele, muitas mudanças. E não dá para falar em mudanças sem mencionar a pandemia da COVID-19, que transformou a realidade que conhecemos e, consequentemente, nossos comportamentos.
Como tudo no marketing gira em torno do consumidor e de seus hábitos comportamentais, novas estratégias surgiram para você aplicar na sua empresa em 2022.
Vamos a elas?
1 – Retorno dos Eventos: presenciais e híbridos
Seguindo todas as regulamentações, os eventos presenciais estão voltando a acontecer.
Embora ainda existam muitos encontros 100% virtuais, as pessoas em geral mostram que sentem muita saudade do presencial.
O diretor de eventos e live marketing da RD Station, Denis Braguini, diz o seguinte:
“As melhores conferências combinarão experiências remotas e do mundo real. Eventos presenciais com transmissão ao vivo pela internet serão tendência. Quem estiver no local poderá ter uma jornada diferente de quem está no online – e o desafio será trabalhar os dois formatos com estratégias distintas, mas que conversem entre si.”
2 – Envio de Newsletters
Um formato de conteúdo que ganhou força nos últimos meses foi a newsletter. Ela tem o objetivo de informar e conectar. Uma newsletter é um e-mail que reúne novidades, notícias e atualizações sobre um determinado nicho ou marca.
3 – Consolidação do TikTok
O app ultrapassou o Facebook entre os aplicativos mais baixados em 2020. Segundo o relatório da App Annie, a pandemia foi uma das principais causas para esse resultado.
A RD Station relatou que tem conseguido resultados bem interessantes com os anúncios recentes feitos na plataforma: conversões a um custo bem baixo.
4 – Marketing e Vendas cada vez mais juntos
As duas áreas precisam atuar bem próximas: planejando, analisando e se responsabilizando pela jornada de compra do consumidor.
Será dever do marketing olhar o funil inteiro, até o final, para otimizar toda a estratégia, usando como munição as informações repassadas pelo setor de vendas que está em contato direto com o consumidor.
Ao passo que o setor de vendas passará a ser o guia do cliente, de forma personalizada, conduzindo o processo até fechar o negócio.
5 – Social Selling
Vender nas redes sociais já não é novidade, mas o formato do social selling é uma tendência forte para 2022.
Com o alcance orgânico cada vez mais reduzido e os anúncios mais caros, chegou a vez dos micro influenciadores.
Os próprios funcionários das empresas, de diferentes setores, estão criando conteúdo relevante sobre o mercado no qual estão inseridos e postando em seus perfis no LinkedIn.
O objetivo por trás do social selling é construir relacionamentos duradouros para que a venda seja apenas uma consequência. É por isso que os dois principais pilares dessa estratégia são o conteúdo de qualidade e a humanização.
Mais uma vez, a parceria entre marketing e vendas dando as caras.
6 – Personalização de Conteúdo
Com a automação de marketing, é possível criar jornadas cada vez mais personalizadas para os leads.
Assim, você não perde tempo nem dinheiro nutrindo um relacionamento para, no fim, perder o timing da oferta.
7 – Conteúdo Interativo
Conteúdo interativo é um formato que permite a interação direta do usuário na informação apresentada.
Esse poderoso recurso de marketing gera dados relevantes sobre preferências, necessidades e hábitos de comportamento dos usuários.
Um exemplo de conteúdo interativo multimídia é o “Think With Google”, no qual você navega na sequência que quiser para aprender sobre Inteligência Artificial.
8 – Product Marketing
Lembra que falamos sobre o alinhamento entre marketing e vendas?
Então… uma área que tem recebido cada vez mais investimento das empresas é o marketing de produtos. O profissional dessa área precisa ter um olhar estratégico voltado para o produto e seu ciclo de vida.
O Product Marketing observa e analisa tendências de mercado envolvendo produtos: quem está comprando? Hábitos? Quais movimentações estão acontecendo?
Essa é mais uma estratégia que pode fazer a sua empresa bombar em 2022!
Você já pratica ou praticou alguma delas? Fale com a Dux para saber como podemos te ajudar a colocá-las em prática!
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