Você lembra quando só era possível acessar o Instagram pelo celular? Desde o seu lançamento, em 2010, o aplicativo se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo e passou por muitas mudanças. É hora de relembrá-las!
Os primórdios do Instagram
Lançado apenas na App Store, para iPhones (sistema iOS), foi eleito o melhor aplicativo do ano na loja da Apple no ano seguinte e alcançou 15 milhões de downloads em menos de dois anos. Foi apenas em abril de 2012 que o app ficou disponível para os usuários de Android, mesmo período em que Mark Zuckerberg comprou a plataforma (por US$ 1 bilhão).
Independência ou morte
2012 também foi o ano em que o Instagram se tornou independente dos smartphones, chegando ao desktop com uma versão menos completa do que temos hoje: o usuário só podia curtir e comentar os posts. Atualmente, o desktop já abriga os Stories e o Instagram Direct.
De cara nova
Quem utiliza o aplicativo desde o começo talvez tenha se esquecido de que o Instagram utilizava o azul e o branco em todos os botões, abas e legendas até 2016. Foi nesse ano que demos adeus àquele desenho de uma câmera com tons de marrom e formato de Polaroid para dar as boas-vindas ao degradê minimalista.
Stories: a tentativa de vencer o Snapchat
Para não ficar atrás do Snapchat, o Instagram lançou o Stories. Ambos têm a mesma proposta: filmar um vídeo ou tirar uma foto para postar na hora, com a possibilidade de editá-los pela ferramenta.
Apesar de ter se inspirado no rival, hoje, o Stories oferece diversos recursos para os posts, como:
- Adesivos
- Caixa de texto
- GIFs
- Música
- Pincéis
- Filtros
- Perguntas
- Enquetes
- E muito mais!
Instagram Shopping
Pensando em quem vende de forma online, a rede social abriu um espaço para a exposição de produtos (como uma vitrine virtual): o Instagram Shopping. Ele permite a inclusão de etiquetas com os nomes e os preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto no Stories. Além disso, você tem uma aba com todos os itens catalogados automaticamente.
Reels: a tentativa de vencer o TikTok
O Reels, que, em inglês, significa “bobinas”, é uma função para criar vídeos de até 60 (no início, 15) segundos. A ferramenta é uma evolução do Cenas, recurso testado no Brasil no final de 2019.
O céu é o limite?
Em 11 anos de vida, o Instagram passou por inúmeras atualizações, algumas bem-recebidas pelos usuários, outras não. A pergunta que fica agora é: até onde a ferramenta pode ir sem perder seu propósito e sua relevância?
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