Blog

A evolução do Instagram: das fotos ao shopping

Você lembra quando só era possível acessar o Instagram pelo celular? Desde o seu lançamento, em 2010, o aplicativo se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo e passou por muitas mudanças. É hora de relembrá-las!

Os primórdios do Instagram

Lançado apenas na App Store, para iPhones (sistema iOS), foi eleito o melhor aplicativo do ano na loja da Apple no ano seguinte e alcançou 15 milhões de downloads em menos de dois anos. Foi apenas em abril de 2012 que o app ficou disponível para os usuários de Android, mesmo período em que Mark Zuckerberg comprou a plataforma (por US$ 1 bilhão). 

Independência ou morte

2012 também foi o ano em que o Instagram se tornou independente dos smartphones, chegando ao desktop com uma versão menos completa do que temos hoje: o usuário só podia curtir e comentar os posts. Atualmente, o desktop já abriga os Stories e o Instagram Direct.

De cara nova

Quem utiliza o aplicativo desde o começo talvez tenha se esquecido de que o Instagram utilizava o azul e o branco em todos os botões, abas e legendas até 2016. Foi nesse ano que demos adeus àquele desenho de uma câmera com tons de marrom e formato de Polaroid para dar as boas-vindas ao degradê minimalista.

Stories: a tentativa de vencer o Snapchat 

Para não ficar atrás do Snapchat, o Instagram lançou o Stories. Ambos têm a mesma proposta: filmar um vídeo ou tirar uma foto para postar na hora, com a possibilidade de editá-los pela ferramenta. 

Apesar de ter se inspirado no rival, hoje, o Stories oferece diversos recursos para os posts, como:

  • Adesivos
  • Caixa de texto
  • GIFs
  • Música
  • Pincéis
  • Filtros
  • Perguntas
  • Enquetes
  • E muito mais!

Instagram Shopping

Pensando em quem vende de forma online, a rede social abriu um espaço para a exposição de produtos (como uma vitrine virtual): o Instagram Shopping. Ele permite a inclusão de etiquetas com os nomes e os preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto no Stories. Além disso, você tem uma aba com todos os itens catalogados automaticamente.

Reels: a tentativa de vencer o TikTok

O Reels, que, em inglês, significa “bobinas”, é uma função para criar vídeos de até 60 (no início, 15) segundos. A ferramenta é uma evolução do Cenas, recurso testado no Brasil no final de 2019.

O céu é o limite?

Em 11 anos de vida, o Instagram passou por inúmeras atualizações, algumas bem-recebidas pelos usuários, outras não. A pergunta que fica agora é: até onde a ferramenta pode ir sem perder seu propósito e sua relevância?

 

Fique de olho no blog da Dux para mais novidades sobre o Instagram e o mundo digital!

Compartilhar