A era digital gerou um forte impacto na jornada de compra do consumidor. Hoje, ele passa por uma boa fase de pesquisa e busca de informações online sobre o produto ou serviço de interesse.
Com essa mudança de comportamento, o marketing digital se tornou indispensável para empresas que buscam crescimento, reconhecimento de marca e, consequentemente, aumento nas vendas.
Outra vantagem do marketing digital é que, diferente do modelo tradicional, com ele é possível mensurar resultados, criar estratégias mais segmentadas de acordo com os interesses do seu público-alvo e estreitar o relacionamento entre marca e consumidor.
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Mas antes de pensarmos nas formas de atrair mais clientes para o seu negócio, é preciso entender um conceito muito utilizado neste processo: o LEAD. Você já ouviu falar?
O que é lead?
Lead é um termo usado para se referir a um cliente em potencial. Essa pessoa, em algum momento, demonstrou interesse pela sua marca, atraída por algum dos conteúdos divulgados por meio da sua estratégia.
Existem algumas ações que você pode colocar em prática para atrair e transformar seus leads em oportunidades reais de negócio. Confira a seguir:
Marketing de conteúdo
Esse ponto vem complementar o que já foi citado no início deste texto sobre a mudança no perfil do consumidor que hoje está muito mais informado sobre os produtos e serviços que deseja adquirir. Esta pesquisa é feita pela internet, por isso é preciso ter conteúdos de qualidade para oferecer.
Tenha um blog em seu site para esclarecer as dúvidas mais comuns do seu público-alvo, o mesmo também vale para as redes sociais. Não foque apenas na venda do produto, ofereça informações relevantes para gerar confiança.
E-mail marketing
Agora que você já tem um conteúdo de qualidade para oferecer, chegou a hora de criar uma lista de e-mails para enviar novidades, curiosidades e abordar outros assuntos que sejam de interesse deste grupo que deseja atingir.
Mas atenção, evite enviar muitos e-mails em sequência ou lotar a caixa do remetente com ofertas, pois isso pode causar um efeito contrário ao que você deseja.
A grande jogada do e-mail marketing é usá-lo para nutrir o lead com informações pertinentes para que ele seja abordado no momento ideal para compra.
Landing page
A landing page é uma estratégia muito utilizada na captação de novos leads. Funciona assim: sua empresa oferece um conteúdo interessante, que serve como “isca”, para conseguir informações desta pessoa, que são obtidas por meio de um formulário, e serão usadas em novas ações de marketing para aumentar suas vendas.
Por exemplo, sua marca pode oferecer um e-book, um catálogo, uma aula gratuita, uma consultoria ou qualquer outro conteúdo condizente com os interesses do seu público.
Mídias sociais
É preciso destacar-se nas mídias sociais. Para isso, é essencial analisar a persona da sua marca e identificar os principais canais onde ela está presente, como ela se comporta e como se comunica. O segundo passo, é criar estratégias específicas para estas mídias.
É preciso fazer um planejamento de conteúdo, manter uma regularidade de postagens e principalmente, dedicar-se às interações para estreitar o relacionamento.
Anúncios
Criar anúncios segmentados para pessoas que possuem maiores chances de comprar seu produto é indispensável, assim você terá um retorno muito mais satisfatório.
Para marcas que estão começando no mundo digital, é interessante direcionar os anúncios para aumentar a visibilidade da empresa.
Identifique quais canais fazem mais sentido para o seu negócio e invista em campanhas para alcançar os resultados desejados.
O ideal é combinar todas as estratégias mencionadas acima para aumentar significativamente suas vendas.
Leia também: Você conhece a importância da presença digital para sua empresa?
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