A Jornada de Compra, segundo a RD Station é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.
Entender como esse processo se desenvolve é crucial para traçar planos estratégicos efetivos para o seu negócio, oferecendo exatamente o que o seu público precisa, no momento certo e na hora certa.
Mas, para isso funcionar, é importante conhecer o estágio da jornada de compra no qual o cliente se encontra. Você deve estar se perguntando: “como devo fazer isso?”
Primeiramente, entenda as etapas da jornada de compra.
As etapas da Jornada de Compra
1. Aprendizado e descoberta
2. Reconhecimento do problema
3. Consideração da solução
4. Decisão de compra
Agora que você já conhece os estágios desse processo, saiba quais são as estratégias recomendadas para cada um deles.
Estratégias de marketing para cada fase da Jornada de Compra
Aprendizado e descoberta
Nesse momento, o consumidor está aprendendo sobre o tema ou assunto. Ele ainda não sabe bem que tem uma necessidade. Então, o foco é chamar a sua atenção oferecendo um conteúdo interessante e pertinente.
Reconhecimento do problema
Agora, o cliente começa a descobrir que tem um problema e, sabendo disso, começará a buscar quem poderá ajudá-lo a resolver.
Nesse ponto, ofereça conteúdos que o auxiliem a entender o seu contexto. Cite exemplos interessantes, isso vai gerar identificação. Um texto motivador é essencial para que ele busque uma solução.
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Consideração da solução
Esse é o momento em que o consumidor começa a considerar as melhores opções para solucionar o seu problema. E a sua marca já está entre as alternativas dele.
Isso porque, até chegar aqui, ele já teve contato com os seus conteúdos das fases anteriores. Então, é a sua oportunidade de apresentar o seu produto ou serviço da melhor forma possível e também relatar todos os benefícios.
Decisão de compra
Agora é a etapa final: a decisão. Depois de analisar todas as opções, ele escolhe a que mais lhe agradou. É hora de oferecer testes gratuitos, promoções e descontos especiais para que ele possa, finalmente, fazer a escolha certa: sua empresa/marca.
Depois que você compreendeu como funciona a jornada de compra do consumidor, fica mais fácil definir abordagens adequadas ao momento de cada cliente. Acesse o nosso site e saiba como a DUX Digital pode ajudá-lo(a) com as estratégias mais eficientes em cada etapa desse processo.