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O que é storytelling e como usá-lo a favor da sua marca

Tão importante quanto possuir um produto ou serviço de qualidade, é ter uma boa história para contar.

Quando uma marca consegue apresentar seu produto de forma indireta, tocando mais no lado emocional do seu público, ela tem um maior poder de influência na sua decisão de compra e é justamente aí que entra o storytelling.

O que é storytelling?

A arte de contar histórias vai muito além de uma simples narrativa. O storytelling é uma técnica muito utilizada por escritores e roteiristas para criar obras com enredos incríveis. Certamente, neste momento você já ter pensado naquele filme ou livro que marcou a sua vida de alguma forma e sim, essa técnica foi responsável por conquistar a sua atenção.

O método chegou ao Marketing Digital e se tornou um aliado importante das estratégias de venda de produtos e serviços de forma muito mais persuasiva e indireta, criando, primeiro, uma conexão entre marca e consumidor.

Na prática, a estrutura básica do storytelling deve conter:

1 Mensagem: você precisa definir a mensagem que deseja transmitir, o canal e a forma como irá entregá-la. Tenha essa ideia bem clara para que o receptor compreenda o que está sendo comunicado.

2 Personagem: é importante que ele gere identificação com o seu público-alvo e suas dores para estimular a emoção que sua mensagem precisa provocar.

3 Ambiente: pense no meio em que seu público-alvo está inserido e traga esses elementos para a produção dos seus conteúdos. Por exemplo: você consegue imaginar a trama de Harry Potter se desenvolvendo em outro ambiente fora de Hogwarts?

4 Conflito: lembre que ele precisa ser solucionado. Então, ao iniciar sua história apresentando uma dor do seu cliente, tenha em mente que ao final dela, deverá conter também, a solução que somente a sua empresa poderá oferecer.

Como este método pode ajudar sua empresa

Para ter sucesso com o storytelling, é fundamental que você tenha sua persona bem definida e que a conheça bem. Assim será possível criar o roteiro ideal que apresente as soluções para suas dores.

Ao final do seu projeto, além de contribuir com o sucesso do seu cliente, você também terá criado um vínculo mais forte com ele, fazendo com que ele se torne um consumidor fiel do seu conteúdo e da sua marca.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Se quiser ler mais sobre temas como este, continue navegando pelo nosso blog. Até a próxima!

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