Com o mundo cada vez mais voltado para o meio digital, estar com a sua empresa estabelecida na internet se tornou essencial para a sobrevivência do negócio. Da geração de audiência à geração de negócios: saiba como o marketing digital pode alavancar os resultados da sua empresa!
Por que investir em marketing digital?
A internet está ocupando um espaço enorme na vida das pessoas. Atualmente, o ambiente online deixa para trás qualquer outro tipo de mídia e o seu alcance cresce todos os dias, de forma exponencial. Esse avanço, além de facilitar a vida de todos nós, por conta de suas praticidades, trouxe também uma série de mudanças na forma como nos comportamos, relacionamo-nos, consumimos e vivemos.
Segundo uma pesquisa recente, 57% dos brasileiros estão comprando mais no mundo digital desde o começo da pandemia do novo coronavírus.
Ainda falando sobre dados importantes:
- Mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo todo.
- Em 2020, mais 8,5 milhões de novos usuários brasileiros entraram para as redes sociais.
- O Brasil soma 09h10 de tempo gasto na web por dia – ficando atrás apenas das Filipinas e da África do Sul.
Esses dados não são apenas expressivos, mas um divisor de águas. Mais do que nunca, o mundo se vê tomado por um tsunami digital, tornando impossível para qualquer marca ficar ausente desse meio. Então, a melhor hora para investir em marketing digital é AGORA!
Resistência ao marketing digital
Mesmo com todas as informações que fornecemos acima, muitas empresas ainda estão relutantes em relação ao uso dessa tecnologia. Isso geralmente acontece por causa da falta de conhecimento sobre o assunto. Nossa intenção aqui é desmistificar algumas justificativas utilizadas para não entrar no marketing digital. Vamos lá?
- “Não tenho dinheiro para isso”
Provavelmente a mais comum das justificativas, mas nem sempre é verdade, por duas razões. A primeira é que é possível fazer um trabalho relevante em marketing digital a preços acessíveis: um domínio, um blog ou um perfil nas redes sociais são exemplos de investimentos gratuitos ou com valores baixos que podem trazer um bom retorno.
Outra razão para invalidar essa justificativa é o Retorno sobre o Investimento (ROI). Se você investe R$ 1 e recebe R$ 2 em retorno, por que não investir? Isso é o que torna uma estratégia eficiente: garantir que o dinheiro investido se transforme em lucro para a empresa.
- “Tive uma experiência ruim e não quero mais arriscar”
Isso serve para qualquer área: nem sempre encontramos empresas que entendem as nossas necessidades e prestam um bom trabalho.
Por exemplo, até hoje, ainda vemos profissionais que não se preocupam ou não se responsabilizam diretamente por resultados palpáveis. Por isso, a culpa aqui não é do marketing digital e, sim, do trabalho mal executado.
- “Confio mais no offline”
Sair da zona de conforto é inevitável. Se você quer ver o seu negócio crescer e prosperar, precisa estar aberto a novas alternativas que possam proporcionar isso.
Segundo a RD Station, a quantidade de informações disponíveis online hoje é tão absurda que faz com que, em média, 70% das decisões de compra sejam tomadas antes mesmo de o cliente conversar com a sua marca. Uma mudança de comportamento que merece atenção dobrada, pois, se a sua empresa não estiver bem representada na web, você estará perdendo vendas, sim!
Além de mais sustentável e mais barato, o marketing digital tem mais precisão para atingir o seu público. Por exemplo, um post pode ser direcionado especialmente para homens de 20 anos, com interesse em esportes radicais e que curtem as páginas X e Y. Já um outdoor está fixo em um único lugar por onde passam milhares de pessoas por dia que podem não ter interesse nenhum no seu produto ou serviço.
O mesmo investimento que você faz no offline, se direcionado para o online, pode trazer resultados mais expressivos e mensuráveis para a campanha, pois, como dissemos acima, a precisão do marketing digital é muito maior, devido à enorme possibilidade de combinações de segmentação possíveis. Outra vantagem está na mensuração: você pode acompanhar em tempo real quantas pessoas estão visualizando, clicando, compartilhando e interagindo de alguma forma com o seu conteúdo, coisas que não são possíveis de se fazer no marketing tradicional.
- “Meu produto ainda não está pronto ou está em processo de reformulação”
O meio digital é excelente para testar o seu produto e o seu público e, ainda, construir uma base de contatos que irá auxiliá-lo(a) a ter mais certeza se o produto vai ser bem aceito e se ele realmente tem mercado para crescer. Pense no antigo focus group, que reunia pessoas em uma sala para fazer testagens, só que funcionando de maneira mais ativa e tecnológica.
O que é melhor, agência ou um time interno?
Quando se trata do mundo digital, tudo é muito rápido. Treinar um time demanda tempo e muito esforço, uma vez que é necessário encontrar pessoas interessadas e competentes, além de qualificá-las e alinhá-las aos valores e objetivos da empresa.
Já com uma agência de marketing digital, você acelera (bastante) esse processo, tornando a sua entrada no meio digital mais fácil, rápida e objetiva, pelo fato de uma agência contar com uma equipe já treinada e qualificada, com acesso a todos os recursos e ao conhecimento de todas as estratégias, além de estar atenta a todas as tendências do mercado.
Uma agência vai analisar e estudar todas as possibilidades para fazer com que você alcance suas metas, sejam elas quais forem.
Por onde começar?
O primeiro passo é definir qual é o seu objetivo para que, a partir disso, seja desenvolvida uma estratégia sólida. Alguns dos objetivos que você deve ter são:
- Geração rápida de leads*.
- Ser referência em determinado setor.
- Tornar sua marca conhecida.
- Criar uma audiência fidelizada.
*Leads são potenciais clientes para o seu negócio.
Deixe de lado as métricas “de vaidade” (como quantidade de likes ou seguidores) e foque KPIs que realmente traduzam efetividade, como:
- O número de leads gerados.
- O Custo por Lead (CPL).
- O Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Com todas essas informações, podemos reforçar que a melhor hora para investir no marketing digital é agora mesmo. Pois, quanto mais tempo você passa longe da internet nos tempos em que vivemos, menos oportunidades você cria de adquirir novos clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Quer saber mais sobre como uma agência de marketing digital pode ajudá-lo(a) a entender melhor todos os métodos, competências e formas de alcançar seus objetivos? Entre em contato com a gente que lhe mostraremos o caminho!