Neste mercado tão concorrido em que vivemos, no qual marcas disputam diariamente espaço na mente dos consumidores, destacar-se é preciso. Mas como?!
Vemos que para chegar lá e alcançar melhores resultados, precisamos entender muito bem o cenário onde atuamos para depois decidir como vamos AGIR. Pensando em planejar antes de executar, o primeiro passo é desenvolver um Plano de Comunicação.
O que é Planejamento de Comunicação
O Plano de Comunicação é um documento, formulado com base em pesquisas e estudos, contendo estratégias e táticas para conseguir alcançar os objetivos da sua empresa. Ele deve nortear todas as suas decisões.
Esse material serve como um GUIA. Nele você define ONDE quer chegar (objetivo) e apresenta um CAMINHO para chegar lá (estratégia). O planejamento de comunicação é essencial para economizar tempo e evitar erros e surpresas.
Quais fatores devem ser analisados
O primeiro passo a ser desenvolvido é um estudo de mercado aprofundado. Conhecer o seu mercado como a palma da sua mão é essencial para uma empresa que quer se destacar. Cada segmento tem a sua própria dinâmica e práticas mais recomendadas, só assim a sua estratégia será efetiva.
Outro ponto importante, é estudar a fundo cada concorrente que disputa no mesmo segmento de mercado que o seu. Isso faz a diferença. Essa análise traz insights impressionantes que podem gerar ações valiosas e diferenciadas. Dessa forma, você vai construindo um benchmarking com as melhores práticas.
E é claro, o estudo do seu público-alvo. Você começará a entender melhor as necessidades e dores dele, desvendará seus desejos e sua empresa poderá customizar a oferta para fechar mais vendas.
Como fazer um plano de ação eficaz
Agora, atenção aqui!!
Se você executa uma estratégia digital sem antes ALINHAR todas as suas variáveis de marketing, pode estar jogando seu dinheiro pela janela. A coerência é essencial para que o resultado apareça!
Aqui na agência, muitas vezes, percebemos problemas nas definições básicas de marketing do cliente que precisam ser corrigidos para não afetarem o desempenho no digital. Sem um alinhamento geral, o resultado não vem.
Por exemplo: complemento de marca incorreto, posicionamento de marca inadequado, promessa fraca, discurso incoerente em alguns canais, oferta pouco atrativa, logo ultrapassada, entre tantos outros.
A empresa precisa alinhar esforços para alcançar seus objetivos de vendas, crescimento e sucesso.
Aqui na DUX, antes de começar qualquer campanha, o time de planejamento produz um extenso material com estudos e análises que será o GUIA para todas as ações que acontecerão.
Para conseguir falar com seu público de uma forma eficiente e envolvente é preciso seguir esse processo, nada pode ser feito sem embasamento e alinhamento. Por isso, usamos diversas ferramentas analíticas que nos fornecem dados poderosos para embasar todas as decisões.
Não podemos esquecer que, após os estudos e definições, a chave para o sucesso é o monitoramento constante e a otimização contínua para garantir que a sua empresa esteja sempre à frente.
Planejar é o alicerce para o sucesso de qualquer ação
Um plano bem estruturado permite prever desafios, alocar recursos de maneira eficiente e definir metas claras. Sem planejamento, as ações tornam-se reativas e a visão estratégica se perde.
Portanto, ao dedicar tempo e esforço para criar e seguir um plano, você está não apenas preparando sua empresa para enfrentar obstáculos, mas também pavimentando o caminho para o crescimento sustentável.