Muito estudado e utilizado hoje em dia, o funil de vendas é cada vez mais importante para os negócios modernos, principalmente online.
Porém, nem sempre é fácil entender seus níveis e o público que se encaixa em cada um deles. O que seria o topo do funil? Como posso trazer clientes ao fundo do funil?
Essa e muitas outras perguntas serão respondidas neste artigo, no qual você vai entender de uma vez por todas o que é o funil de vendas e como utilizá-lo.
Continue lendo e entenda!
O que é o funil de vendas?
Existem várias formas de interpretar o que o funil de vendas representa para uma empresa. Ele pode ser um manual, um guia, uma regra ou apenas uma referência, mas deve sempre estar presente.
O principal objetivo do funil é transformar um cliente que acabou de conhecer a marca em um consumidor final, dando a confiança e o conhecimento de que ele precisa no caminho.
Além disso, ele ajuda a definir os tipos de conteúdo e de interações que vão ser utilizados em cada etapa desse importante processo.
Agora que isso está mais claro, podemos entender melhor o que cada parte significa e como podemos aproveitar o máximo de cada passo dessa trilha.
Topo de funil
No início da jornada do consumidor, temos o topo do funil. Como é a parte mais larga, também é onde vamos receber mais público e conscientizá-lo sobre o que oferecemos.
Usamos essa parte para despertar o interesse e mostrar que oferecemos uma solução para uma dor dos clientes, sem proporcionar conhecimentos mais profundos.
Com o público atraído e aquecido, podemos passar para a próxima etapa, em que começamos a filtrar mais e planejar ainda mais cada conteúdo: o meio de funil.
Meio de funil
Nessa fase, falamos com o público que está ativamente procurando uma solução para um problema que se tornou conhecido no topo do funil.
Por isso, expandimos ainda mais a consciência dos consumidores com conteúdos mais profundos, explicativos e institucionais que mostrarão possíveis soluções para resolver a busca feita até agora.
Então, com a consciência ampliada e o conhecimento das soluções disponíveis, o público parte para o destino dessa jornada: a compra.
Fundo de funil
Conhecida como a fase da compra, essa é a meta visada durante todo o processo de venda e, por ser a parte mais fina do funil, onde a menor parte do público vai chegar.
Nesse ponto, o público já está aquecido e consciente de suas dores e das soluções que podem ser utilizadas. Logo, o que precisamos fazer é ofertar a solução de um jeito atrativo.
Pensando nisso, os conteúdos do fundo de funil serão apresentações de produtos e serviços e conversas mais profundas com o público que está preparado para finalizar sua jornada e fazer a compra.
Como criar um caminho do topo ao fundo do funil?
Como deu para ver, cada parte do funil tem suas características específicas, conteúdos recomendados e passos a serem tomados para uma venda de sucesso.
Logo, saber criar um caminho com as decisões corretas e uma transição suave entre um estágio e outro é essencial para a conversão que você deseja em seu público.
Pensando nisso, a Dux traz recursos para todas as etapas do funil e uma conversão de clientes ainda maior para sua empresa.
Proporcionamos soluções para redes sociais, inbound marketing, branding e muito mais! Dessa forma, sua marca não falhará em se comunicar com o cliente da maneira correta, desde o primeiro contato até o fechamento da venda.
Fale conosco e simplifique sua vida de forma ágil e eficiente!
Leia também:
A importância da sua marca estar na Feira Expo Revestir
5 dicas para reduzir o custo por lead nos anúncios de uma vez por todas
Saiba como posicionar sua marca em cada rede social para vender mais