O comportamento do seu público, bem como os hábitos cultivados por ele, são pilares essenciais para que você consiga impactá-lo da maneira correta. Daí vem a importância de saber como posicionar sua marca em cada rede social.
Esse impacto não é apenas sobre anúncios com objetivo de vendas, mas também sobre os posts das redes sociais, e-mails marketing, materiais ricos (e-books, por exemplo) e quaisquer outros conteúdos que você planeje criar.
Hoje, vamos falar sobre como e com qual finalidade a maioria das pessoas está utilizando cada rede social.
Será que está claro em sua estratégia como se posicionar em cada plataforma? Descubra!
Principais atividades nas mídias sociais por plataforma
Uma pesquisa da Global Web Index, de abril deste ano, realizada com usuários de 16 a 64 anos, revelou dados interessantes sobre a maneira como as redes são utilizadas.
Confira o infográfico abaixo:
Como se pode ver, a pesquisa escancara as principais atividades dos usuários em cada rede e confirma algumas mudanças já percebidas por quem trabalha com marketing digital.
O Facebook
Virou uma rede social familiar. As pessoas mantêm suas contas ativas no Facebook para cultivar o relacionamento com a família e os amigos. Porém, a plataforma ainda tem relevância em termos de negócios para alguns mercados e demografias, apesar de saturada e muito concorrida.
O Instagram
É o player do momento para vender produtos e serviços, no entanto, o conteúdo da sua marca acaba concorrendo com posts pessoais de milhões de usuários — cerca de 69,9% entram no Instagram para postar.
Uma maneira de reduzir essa concorrência é criar um conteúdo de qualidade e impulsionar para garantir que ele seja visto por mais pessoas.
O LinkedIn
Sem muitas surpresas, o LinkedIn continua sendo o ambiente para se atualizar sobre os acontecimentos do seu mercado, logo, as pessoas esperam por isso nos conteúdos.
A vantagem aqui é a visibilidade, pois poucos usuários entram para postar. Portanto, diferentemente do Instagram, seu conteúdo não vai competir com tantos posts de pessoas.
Ponto de atenção: o conteúdo a ser postado aqui deve estar relacionado ao “lado profissional”. Não cabe falar sobre rotina, fazer brincadeirinhas e etc.
É uma rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um grande painel de ideias e inspirações. Muito explorada por profissionais de arquitetura e design de interiores, assim como, por empresas de decoração e móveis, mas pouco por marcas de outros setores.
TikTok
É onde estão os jovens. O que tem funcionado muito bem por lá é o “infotenimento”, ou seja, conteúdos com informação + entretenimento. Marketing de influência também é sucesso no TikTok.
É onde tudo acontece primeiro. É a rede social do agora. Para ser relevante por lá, é preciso estar muito ligado nas trends do momento e aproveitá-las para fazer o seu conteúdo.
Postar o mesmo conteúdo em todas as plataformas pode não resultar no que você espera
Se você busca por melhores resultados nas redes sociais, ao sentar para planejar o conteúdo da sua marca dentro de cada uma dessas plataformas, é imprescindível que você leve em consideração as particularidades delas, como mencionamos acima.
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