Construir e promover sua marca online não é tão simples assim. Para desenvolver uma marca de sucesso, é preciso consistência.
Por isso, antes de mais nada, você deve definir como a sua marca quer ser vista e quais sentimentos você quer causar nas pessoas.
Como construir sua marca?
Dividimos o processo de criação da marca em 2 tópicos:
- Analisar seu público e seus concorrentes
- Definir sua personalidade
Analisando seu público e seus concorrentes
Não tome decisões sem entender o mercado atual no qual a sua empresa atua. Mas como entendê-lo?
- Faça uma pesquisa no Google
- Entre em grupos relacionados ao seu nicho
- Converse com as pessoas que fazem parte de seu mercado e pergunte de quais marcas elas costumam comprar
- Confira perfis de redes sociais ou páginas relevantes que seu público-alvo segue e curte
Definindo sua personalidade
Você já deve saber que não dá para agradar a todos. A partir do momento que você se posicionar, já estará desagradando alguém. É inevitável, mas necessário.
O posicionamento de uma marca consiste em estabelecer de forma clara o que ela faz, no que ela acredita e como ela se relaciona com o público.
Uma dica para definir a personalidade e posicionar sua marca é imaginar que ela é uma pessoa:
- Do que ela gosta?
- Como ela age em determinada situação?
- Como ela se expressa?
Como promover a sua marca?
Quem não está na internet não é visto. Se você ainda não levou sua empresa para o ambiente digital, já passou da hora de fazê-lo!
No marketing digital, suas possibilidades de divulgação da marca são mais diversificadas e eficazes, pois, diferentemente do que ocorre no offline (revistas, outdoors, etc.), é possível mensurar tudo: do número de pessoas que viram seu conteúdo/anúncio até a quantidade de vezes que elas viram esse material.
Você pode começar com essas 8 estratégias:
1. Crie um site
Além de facilitar a vida do seu público, um site tem o poder de aumentar o reconhecimento da marca perante ele, além de atrair potenciais consumidores.
Seu site precisa ter informações básicas sobre localização e contato, bem como seções que expliquem seus produtos e serviços.
2. Faça parcerias
Parcerias são uma maneira antiga de expandir sua audiência e aumentar a credibilidade da sua marca.
Ao associar-se a marcas ou pessoas conhecidas na sua área de atuação ou até em outras áreas, você conquista potenciais clientes e mostra para as pessoas que não te conhecem que elas podem confiar em você.
Recentemente, o Instagram lançou uma funcionalidade chamada “collab”, um tipo de post em que você pode convidar um parceiro para participar e, se ele aceitar, o conteúdo aparece em ambos os perfis!
3. Mantenha uma frequência de posts
Um Facebook e um Instagram abandonados afastam potenciais clientes (e também aqueles que já te acompanhavam!). As pessoas estão ali para se sentirem próximas da sua marca, portanto, é preciso nutrir esse relacionamento. Mas como fazer isso? Simples: mantendo uma frequência de posts pensados para o seu público!
4. Impulsione seus melhores posts
O que é bonito deve ser mostrado! Os algoritmos do Instagram e do Facebook mostram cada vez menos o seu conteúdo orgânico (não pago) para seus seguidores. A competição no feed e na timeline é voraz e, para vencer, é preciso impulsionar seus conteúdos. Separe uma verba só para isso e seus posts começarão a aparecer mais para as pessoas, aumentando o seu alcance e, possivelmente, o seu engajamento!
5. Envie e-mails de nutrição para a sua base de clientes
Chamamos de e-mails de nutrição aqueles e-mails marketing de conteúdo. Eles podem conter uma dica, uma novidade, entre outros temas. Ter uma base (grupo de pessoas) para alimentar essa conexão e fortalecer o relacionamento entre a empresa e o público é muito importante!
6. Tenha um blog
Uma das melhores formas de gerar tráfego (movimento) para o seu site é ter um blog. Além disso, o blog também ajuda sua empresa a aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca! Saiba mais sobre isso neste artigo.
7. Crie um perfil no Google Meu Negócio
Se você tem uma sede ou loja física, é crucial que você tenha um perfil da empresa dentro dessa plataforma. No perfil, você consegue colocar endereço, contato, fotos, dias e horários de funcionamento e outras informações que facilitam a vida do seu público!
8. Invista em mídia paga
“Quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão verdade. Todas as estratégias anteriores são essenciais, mas elas não serão tão eficientes se você não investir em anúncios. O legal da internet é que você tem um controle maior do retorno que o investimento em mídia está trazendo.
Como já mencionamos em outros artigos, tudo na web é mensurável. Se você paga por um anúncio no Google, é possível saber onde a pessoa o viu, em qual horário e qual dispositivo ela utilizou para vê-lo (celular, tablet, desktop).
No Facebook Ads e no Instagram Ads, também funciona assim.
Você não precisa fazer tudo sozinho
A Dux Digital é uma agência de marketing digital com anos de experiência na área e pode te ajudar! Aqui, temos profissionais especializados atuando dentro de suas expertises para trazer os melhores resultados para a sua empresa!
Quer a nossa ajuda para criar e promover a sua marca online? Fale conosco!
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