O significado de marketing digital pode parecer muito óbvio, mas como compreender um assunto tão abrangente? O que de fato é marketing digital? Descubra agora!
O que é marketing digital?
Em palavras mais simples, é a promoção de produtos, marcas ou serviços na internet, dentro de canais digitais, como:
- Blogs
- Sites
- Mecanismos de busca (Google, etc.)
- Mídias sociais (Facebook, Instagram, etc.)
- E mais!
Benefícios do marketing digital
Se você ainda não utiliza as estratégias e ferramentas de marketing digital na sua empresa, provavelmente já viu algum concorrente seu utilizando.
Chegou a hora de mudar e começar a usufruir dos diversos benefícios que o marketing digital pode trazer para o seu negócio!
Direcionamento
O maior diferencial do marketing digital é que as marcas conseguem escolher estrategicamente as pessoas às quais direcionarão suas campanhas.
As ferramentas de anúncios permitem alta segmentação, potencializando o alcance e aumentando as chances de sucesso das vendas. Sendo assim, você gasta apenas o necessário para atingir um número de pessoas realmente interessadas no seu produto/serviço.
Sabe o que isso significa? Economia de dinheiro!
Interatividade
Estar nos canais digitais é estar mais perto do seu público, onde quer que ele esteja. Dessa forma, você rompe as fronteiras e conversa com quem realmente interessa para o seu negócio.
O marketing digital abriu um diálogo entre marcas e pessoas. Dentro do digital, todos podem opinar, recomendar ou reclamar, fortalecendo o vínculo entre os dois polos.
Análise e mensuração
Você já ouviu esta frase: “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”?
Outra vantagem do marketing digital sobre o tradicional é a mensuração de todas as ações. Essa análise traz a certeza de conseguir um resultado melhor a cada dia.
Quando se investe em um outdoor, por exemplo, como saber quantas pessoas realmente viram ele por dia? Por semana? Por mês? Não tem como.
No digital, você tem como saber quando o seu anúncio foi visto mais vezes, por quantas pessoas, quantas vezes a mesma pessoa viu ele, quantas ligações a sua empresa recebeu após alguém ver esse anúncio e muito mais.
São muitas as formas de medir o sucesso de uma campanha na internet. Quanto mais mensuramos, mais informações teremos para melhorar nossas ações e aumentar o retorno sobre o investimento.
Automação
As ferramentas de automação de marketing foram criadas para quem deseja ter maiores retornos financeiros em suas campanhas de marketing. Por quê?
- Você gera mais leads: é possível conquistar 2 vezes mais contatos com o auxílio da automação de marketing.
(Dados: TechTrends)
- Você pode personalizar seu contato com o cliente: as ferramentas permitem não somente enviar mensagens personalizadas com o nome do cliente como, também, direcioná-lo ao seu interesse. Essa interação aproxima os clientes potenciais (leads) da conversão.
- Maior eficiência dentro do funil de vendas: ela aprimora os seus processos para conquistar resultados, uma vez que possibilita a otimização do seu tempo, melhorando o relacionamento, da captação até a fidelização dos leads. As ações são disparadas de acordo com o momento certo da jornada de compra de um potencial cliente.
Como começar sua estratégia de marketing digital?
Antes de começar, é preciso criar um planejamento robusto que contemple estes 3 elementos-chave:
- Definição dos objetivos: vender mais? Alcançar mais pessoas? Posicionar-se no mercado?
- Seleção de KPIs (Indicadores-chave de Performance): escolha as métricas que irão te ajudar a avaliar o sucesso das suas ações de marketing.
- Detalhamento da persona: quem é seu público? Como ele se comporta? Leia mais sobre persona aqui.
É possível começar sozinho, mas, quando temos um especialista para ajudar, tudo fica mais fácil – e as chances de sucesso aumentam! Ainda, a complexidade do marketing digital pede que as estratégias sejam feitas por profissionais da área.
A Dux oferece consultorias, cursos customizados para a sua equipe e, também, a gestão completa do seu marketing digital, com uma equipe multidisciplinar, especializada e com experiência de mercado.
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