Essa é uma dúvida de quem está começando a conhecer o marketing digital. Ao longo deste post, mostraremos como o blog é uma estratégia relevante – tanto para empresas quanto para projetos pessoais.
O que é um blog?
Pense no blog como se fosse uma biblioteca. É uma página na web em que se concentram diversos conteúdos, em diversos formatos. Pode conter texto, áudio, imagem ou vídeo.
Por que ter um blog?
Para começar, vamos analisar algumas pesquisas, pois os números nunca mentem! Esses resultados foram apresentados por diversas autoridades do marketing.
- 80% dos usuários da internet interagem com mídias sociais e blogs.
- Blogs proporcionam 434% mais páginas indexadas para o seu negócio em sites buscadores. Isso quer dizer que o Google, por exemplo, “puxa” mais páginas do seu site para mostrar nos resultados de busca.
- 97% mais links indexados é o que proporcionam os blogs para negócios como o seu.
- 67% mais leads mensais é o que produzem as empresas que fazem uso de blogs.
- 70% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa por meio de artigos em vez de anúncios.
Segundo a Hubspot, plataforma especialista em processo de vendas e marketing:
- 55% mais visitantes é o que obtêm as empresas que contam com um blog em relação às que não usam esse recurso.
Uma pesquisa do Content Marketing Institute, uma unanimidade em estudos da área:
- 61% dos consumidores online dos EUA fizeram uma compra depois de lerem recomendações em um blog.
O Demand Gen Report, empresa de pesquisas para o segmento B2B:
- 60% dos consumidores dizem que as postagens de blog são valiosas nos estágios iniciais do processo de compra.
A Semrush, plataforma especializada em ferramentas e estratégias de marketing digital, disse que:
- 34% dos consumidores farão uma compra não planejada depois de lerem um conteúdo de qualidade em um blog.
Uma das maiores autoridades do marketing digital atual, Neil Patel constatou que:
- 2,9% é a taxa de conversão das empresas que usam marketing de conteúdo – contra 0,5% das que não usam.
Vantagens de ter um blog
Agora que você já tem a prova de que um blog funciona e está convencido de que precisa ter um, vamos falar das vantagens?
1. Aumento da visibilidade
Criar um bom conteúdo com otimização de SEO vai ajudar no posicionamento do seu blog (site) e da sua marca no Google. E todo mundo sabe que quem está no Google é mais visto pelos usuários.
2. Aumento da carteira de clientes e seguidores
O blog é um canal de tráfego. Ou seja, ele atrai os usuários interessados para dentro da página. Portanto, isso aumenta a visibilidade da sua marca.
Quando a sua empresa ganha mais visibilidade, você, consequentemente, aumenta seu número de seguidores e potenciais clientes.
3. Possibilidade de gerar venda
Já falamos sobre aumentar o número de seguidores e potenciais clientes. Não é preciso pensar muito para perceber que, quanto mais potenciais clientes, maiores serão as chances de venda do seu produto.
4. Relacionamento com o seu público
Outra vantagem de ter um blog é a nutrição do seu relacionamento com o cliente. É importante que você se relacione com ele para favorecer o processo de fidelização.
Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está na mente deles. Quanto mais você alimentar seu público com informações relevantes, mais acessos terá nas suas páginas.
Viu só por que ter um blog é importante para a sua empresa? Vamos pensar em uma estratégia para você. Entre em contato com a Dux!
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