Qual é o próximo passo do e-commerce? Enquanto alguns ainda comentam sobre sua expansão em razão da pandemia, outros estão enxergando além: o live commerce.
Onde surgiu e o que é o live commerce?
Não é à toa que o live commerce nasceu na China. O país que mais investe em tecnologia no mundo não poderia deixar de sair na frente em mais uma tendência.
A modalidade consiste na experiência de compra de produtos durante eventos ao vivo com influenciadores e vendedores.
Os resultados na região são empolgantes. Segundo a KPMG e a Ali Research, só em 2020, foram registradas mais de 50.000 transmissões ao vivo por dia, um total de 50 bilhões de visualizações e uma movimentação de mais de 1 trilhão de iuanes ao ano.
O que o live commerce tem de especial?
O e-commerce tradicional já não é mais um diferencial. As marcas estão começando a
perceber que, para se destacar no mar de produtos dos concorrentes, é preciso amadurecer esse formato.
Essa evolução de e-commerce para live commerce é o que irá determinar o sucesso das marcas no futuro, pois o usuário não quer apenas comprar – ele quer consumir conteúdo relevante da sua marca, interagir com ela e só então comprar.
Veja que a compra se tornou uma consequência.
O live commerce surge como a solução para essa nova demanda. Durante as transmissões, as marcas podem sanar dúvidas, mostrar como o produto ou serviço funciona, compartilhar experiências e, então, criar um vínculo mais sólido com seu público.
Os influenciadores têm papel fundamental
O uso de influenciadores otimiza ainda mais as chances de conversão.
Imagine esse cenário: um artista que você admira e acompanha anuncia uma live na qual ele vai falar tudo sobre por que escolheu o produto X, tirar suas dúvidas sobre ele e ainda dar um cupom de desconto a quem comprar durante a live.
As chances de você comprar esse produto, por se identificar com o influenciador e ter interagido em tempo real com ele, é muito maior.
Captação de leads
Em pouco tempo, o live commerce se tornará uma das melhores ferramentas de captação de leads no mercado.
Vamos explicar o motivo.
Com o anúncio de que third-party cookies chegará ao fim em 2022, as marcas precisarão gerar dados proprietários. E qual é a melhor forma de fazer isso? Criação de conteúdo, que tem como uma de suas principais ferramentas o live commerce.
Um novo jeito de vender
Depois de ler este artigo, deve ter ficado bastante claro que, a cada dia, os seres humanos buscam conexão e identificação nas redes sociais.
Por isso, seguimos quem tem a ver conosco, com nossas crenças e pensamentos, e gostamos de ver uma marca ou influenciador endossando tudo isso.
Isso gera confiança. E preferimos comprar de quem confiamos, certo?
Portanto, o live commerce entra nessa realidade como a alternativa perfeita para unir o desejo de compra com o desejo de criar vínculos, levando o marketing digital para outro nível e estabelecendo um novo jeito de vender.
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